Com três meses de funcionamento o Centro de Parto Normal (CPN), que funciona na Maternidade do bairro Buenos Aires, zona Norte, registrou nesse período 78% de partos normais do total de atendimentos. O número de cesarianas realizadas na Maternidade do bairro Buenos Aires está em torno de 30%. Esse índice está abaixo dos 35%, que é a média pactuada pelo município de Teresina com o Ministério da Saúde.
Outro diferencial é o atendimento mais humanizado. Essa é uma meta que tem sido conseguida por profissionais da saúde nas atividades diárias do local. As mulheres grávidas têm atendimento diferenciado que inicia com o acolhimento por profissionais e nas modernas e bem equipadas instalações.
Karine de Sousa, 16 anos, residente em Tanque do Piauí, foi uma das pacientes atendidas no Centro. Segundo ela, todo o processo foi conduzido para que ela se sentisse tranquilo e segura para a realização dos procedimentos. “As enfermeiras conversaram comigo, me explicaram tudo que é bom para a mulher e para a criança quando o parto é normal. Além disso, me mostraram o lugar onde eu teria meu filho. Eu senti muita segurança e fiquei feliz em poder ter o melhor para mim e para meu filho porque eu nem pensava que seria parto normal”, diz.
O pai da criança, Mateus Xavier de Sousa, 18 anos, esteve ao lado da mulher e diz que ficou surpreso com o que viu. “Não sabia que era assim tudo moderno e que as pessoas que trabalham aqui tivessem toda essa atenção”, diz.
Enquanto aguardava a hora do nascimento do segundo filho, Talia Santiago Oliveira, 28 anos, fazia caminhada no quarto Pré-parto, Parto e Pós-parrto (PPP) acompanhada da mãe. “Será parto normal, aqui tem conforto, espaço com qualidade no atendimento. Eu que tive meu primeiro filho por cesariana, decidi que este seria normal e tudo está dando certo”, relata.
A diretora geral do CPN, maternidade e hospital do bairro Buenos Aires, Rosélia Sena, destaca que o trabalho das equipes de profissionais são voltados para proporcionar uma humanização dos procedimentos. “A atenção humanizada exige profissionais com formação e compromisso. É um avanço muito grande fazer com que a mulher faça a opção por um parto humanizado e encontre aqui toda a estrutura e profissionais qualificados”, especifica.
Centro de Parto Normal tem diferencial na estrutura e atendimento
A estrutura do Centro de Parto Normal é moderna e conforme o que determina o Programa Rede Cegonha do Ministério da Saúde para que toda mulher tenha suas necessidades atendidas. São cinco quartos Pré-Parto, Parto e Pós-Parto (PPPs) onde são colocadas as parturientes com indicação de parto normal e de gestação de baixo risco. Os PPPs têm cama para até cinco posições de partos, banquetas para massagem, bolas para exercícios de alívio da dor e para acelerar o trabalho de parto.
“É uma estrutura que permite assistência ao parto normal, como um centro de inovações no amparo à gestante. O quarto possui todos os equipamentos necessários para o nascimento do bebê, métodos para o alívio da dor, banheiro privativo, amplo espaço para exercícios. A paciente tem todo o conforto e a segurança para conduzir o momento do nascimento do filho da melhor maneira possível”, diz a presidente da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Fátima Garcêz.
Além disso, também é permitida a presença de acompanhante escolhido pela mulher, podendo ser o pai ou uma pessoa que transmita mais segurança, que por sua vez pode auxiliar o processo e torná-lo mais cômodo para a mulher.
O quarto PPP é um diferencial importante no atendimento que inicia com o acolhimento, a ambientação e na garantia do bem-estar materno. “Nesse ambiente as pessoas da família podem estar presentes, a mãe fica junto do filho e do acompanhante. É mais humanizado”, diz a diretora de Assistência Hospitalar da FHT, Jesus Mousinho.
O CPN funciona 24 horas com equipe de dois obstetras, enfermeira obstetra, neonatologista, anestesista e equipes multiprofissionais para o atendimento. São 30 leitos obstétricos, 7 de neonatologia, 10 de Unidades de Cuidados Intermediários. O CPN foi inaugurado em 31 de agosto deste ano e tem aumentado o atendimento a cada mês. Foram 290 em setembro, 630 em outubro e 680 em novembro.
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