Com a chegada do período chuvoso os locais propícios para a criação do mosquito Aedes aegypti se multiplicam e a população deve se mobilizar para eliminar os focos. O alerta é da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O mosquito é o vetor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.
“Além do período chuvoso também estamos nos meses de férias, onde as escolas públicas e privadas precisam ter a atenção voltada àqueles banheiros pouco usados, os bebedouros, ar-condicionados, geladeiras das cantinas, enfim, todos os locais onde possam acumular água precisam ser vistoriados periodicamente, mesmo sem ocorrer aula na instituição”, explica Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.
Ela alerta ainda as pessoas que vão passar temporada de férias fora de casa. “Antes de viajar os ralos de pias e banheiros precisam ser vedados, os vasos sanitários precisam estar hermeticamente fechados, as pias e sifãos devem permanecer secos, caixas de água devidamente tampadas e aquelas descargas de cordinha precisam estar tampadas para não servirem de criadouro. Todos esses locais citados estarão em desuso e são locais propícios para proliferação de mosquito. Não podemos esquecer também de secar os reservatórios dos umidificadores que ficarão em desuso nesse período mais chuvoso e mesmo em uso eles precisam sempre serem lavados com bucha. Olhar as encanações e os drenos das máquinas de lavar também é preciso”, alerta.
A diretora de Vigilância em Saúde da FMS chama atenção para o fato de que a dengue, zika, a febre amarela e a chikungunya são doenças infecciosas, de origem viral, transmitidas através da picada de mosquitos contaminados de duas espécies: Aedes aegypti e Aedes albopictus. “Enquanto o Aedes dá preferência ao sangue humano para se alimentar, o albopictus se alimenta de qualquer tipo de sangue. Se existe mais alimento disponível eles vão se reproduzir mais também”, lembra Amariles.
Estes dois mosquitos podem receber a alcunha de “mosquito da dengue”, apesar do Aedes aegypti ser a espécie mais famosa. Os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus são muito parecidos. A diferença está no tórax. O Aedes aegypti apresenta quatro linhas, duas delas retas no centro e duas curvas na periferia. Já o Aedes albopictus apresenta apenas uma única linha reta no centro do tórax. De resto, são semelhantes.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.