Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Notícias /

Saúde

28/11/2016 - 08h49

Compartilhe

28/11/2016 - 08h49

Campanha quer imunizar 140 mil cães e gatos contra a Raiva em Teresina

Vacinação Contra a Raiva acontecerá no sábado (03), das 8h às 17h.

 Acesse Piauí

 


A etapa urbana da Campanha de Vacinação Contra a Raiva acontecerá no sábado (03), das 8h às 17h, em Teresina. A meta é imunizar mais de 140 mil cães e gatos contra a Raiva, que é uma doença aguda do sistema nervoso central, que pode acometer todos os mamíferos e a única forma de prevenção é a vacinação dos animais domésticos, que podem ser transmissores da doença. 

 

Veja aqui a lista dos postos de vacinação


A campanha que estava programada para acontecer no último dia 19 foi adiada. O adiamento, segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, foi por conta da empresa responsável pelo fornecimento dos insumos (seringas e agulhas) não os ter entregue em tempo hábil, o que inviabilizou a vacinação. 


“Pedimos que todos levem seus cães e gatos de estimação ao posto mais próximo no dia 3 de dezembro, e chamem seus amigos e familiares. Desta forma, poderemos manter a doença longe de nossa cidade. Lembramos que a vacina é gratuita e qualquer animal sadio acima dos dois meses de idade pode receber sua dose”, explica a veterinária Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS).


Teresina não registra casos de raiva em seres humanos desde o ano de 1986. Já o último caso em animais aconteceu em 2011, com um cão que foi infectado no interior do estado.


A etapa da vacinação correspondente à zona rural ainda não tem data definida, mas assim que houver definição a FMS divulgará amplamente à população. “Diferente do que ocorre na zona urbana, não são montados postos fixos de vacinação na zona rural; as equipes da FMS vão de propriedade em propriedade imunizando os animais”, informa Oriana Bezerra.


Oriana orienta a população para que dê preferência ao horário da manhã, por ser mais fresco e confortável, assim como evita a formação de filas ao fim do dia e eventual estresse entre os bichinhos. Eles devem ser transportados de forma segura e por pessoas que tenham condições físicas de contê-los nos postos, para prevenir acidentes entre animais e pessoas. “Para gatos, recomendamos que sejam levados na caixa de transporte ou sacos de estopa ou nylon. Para cães, o ideal é o uso de guia ou corrente”, recomenda a gerente.

Acesse Piauí

Comentários