O Palácio de Karnak recebeu, nessa segunda-feira (3), iluminação especial em alusão ao Movimento Outubro Rosa 2016, que tem por finalidade chamar atenção para a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante todo o mês, a Fundação Maria Carvalho Santos, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, e com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e de diversos parceiros, realizarão eventos, shows, palestras, Dia da Autoestima e uma grande uma caminhada.
A 10ª Caminhada do Outubro Rosa será no próximo domingo (9), às 9h, saindo do Palácio de Karnak e seguindo pela Frei Serafim até o Shopping Rio Poty, onde serão realizados 1200 atendimentos, como mamografias. Na oportunidade, será formado um grande laço de humano, em referência ao símbolo internacional da campanha, demonstrando a união em prol da saúde e da vida, com chuva de pétalas de rosa, em homenagem à todas as mulheres que já enfrentaram a doença.
Representante da Fundação Maria Carvalho Santos, Jesuína Damasceno, ressalta que, nesses 10 anos de Outubro Rosa, foram realizados mais de 11 mil atendimentos, com 54 casos da doença detectados e devidamente encaminhados para o tratamento. “A saúde é um direito de todos. Como sociedade civil, fazemos uma grande conclamação para fazer o empoderamento de todas as mulheres, chamando a atenção para a realização do autoexame e também buscando por melhores políticas públicas. O tratamento precoce ajuda a salvar vidas”, explica Jesuína.
De acordo com o governador Wellington Dias, a iluminação da sede do governo é um ato singelo, mas com um grande significado. “Queremos despertar a atenção das pessoas para a importância do autoexame e do diagnóstico precoce. Essa é uma forma de divulgação desse movimento que tem ajudado a salvar vidas. Aproveito aqui também para agradecer a todos que tem disponibilizado força e energia para lutar em favor da vida”, falou o chefe do executivo estadual.
Dias comemora a marca de 67 mil exames realizados pela rede estadual de saúde desde o início de 2015. Wellington chamou a atenção para a descentralização dos serviços de oncologia e a possibilidade dos municípios mais longínquos também poderem contar com o exame por meio do consultório móvel do Programa Amigos do Peito. “Temos unidades permanentes, a exemplo do São Marcos e do HGV, no entanto, temos vivido a experiência da descentralização em Parnaíba, Oeiras, Campo Maior e em breve em outros municípios. Isso vai permitir que não seja mais necessário, após a quimioterapia, que a pessoa precise viajar mais de 300 Km para voltar para a sua casa e possa fazer o seu tratamento próximo de sua família”, enfatizou o governador.
Na oportunidade, Wellington também chamou atenção para a realização do autoexame também nos homens. “Quando o câncer de mama é diagnosticado no início, as chances de cura são de 95%. Precisamos alertar, chamar a atenção de toda a população para que fique consciente que a prevenção ainda é o melhor caminho”, explica o gestor.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.