A culinária piauiense está sendo destaque na 2ª edição do Festival Gastronômico Maria Isabel, evento realizado peloSebrae, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Senac. O festival tem a curadoria da chef Mônica Rangel e iniciou nesse domingo (11) com o Maria Isabel na Rua, no estacionamento do Shopping Rio Poty, reunindo 25 restaurantes com o que há de melhor na culinária piauiense. Essa parte do evento segue até esta terça-feira (13).
O govenador Wellington Dias participou da abertura do evento e da premiação de incentivo aos novos chefes de cozinha que elaboraram sofisticados pratos inspirados na tradição da culinária piauiense. O prato vencedor foi Buchada de Bode com Arroz e Molho de Cajuína Apimentado, preparado pelo estudante de gastronomia do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Edvânio Pessoa.
Para Wellington, o festival já faz parte do calendário de Teresina e do Brasil e destacou a importância da gastronomia para o turismo do estado. “Com o Festival Maria Isabel, transforma-se a matéria-prima do campo nos melhores sabores do mundo e valoriza a formação e a qualificação profissional. Existem aqueles que têm esse talento da origem, mas cada vez se cobra a maior qualidade do fazer e do servir. A gastronomia é um ponto forte para o turismo do Piauí e gera emprego e renda para a população”, disse o gestor.
O Festival Gastronômico tem ainda como parte da programação, entre os dias 12 e 14 de setembro, cinco oficinas de culinária com os chefs Mônica Rangel, Tereza Paim, Elzinha Nunes, Dalton Rangel e Ana Bueno; além de oficinas de culinária infantil, sendo ministradas por estudantes de gastronomia; e da Oficina Dourada, uma ação beneficente do Lar de Maria. Todos os pratos criados para o evento estarão à disposição dos clientes nos restaurantes participantes do festival no Circuito Gastronômico, de 14 de setembro a 02 de outubro.
O superintendente do Sebrae, Mario Lacerda, disse que mais uma vez o evento está sendo um sucesso. “Para esta edição do festival, conseguimos renovar as parcerias, dentre elas com o Governo do Estado, e estamos repetindo o sucesso com uma área três vezes maior do que a do ano passado. Estamos evoluindo, de modo que esse é um setor muito importante para a economia. A intenção é que esse sucesso também se repercuta nos restaurantes”, afirma Lacerda.
“Vim a Teresina pela primeira vez no ano passado e fiquei encantada com os pratos típicos daqui. A carne do sol é maravilhosa, a paçoca é uma delícia e a cajuína é perfeita. Todo piauiense tem que ter orgulho de sua culinária, porque ela é genuína”, disse a curadora do evento, Monica Rangel, que é jurada do Programa Cozinheiros em Ação, do canal GNT, e foi a idealizadora do Concurso Gastronômico de Visconde de Mauá.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.