A Secretaria de Estado da Saúde inicia uma nova etapa do Programa Amigos do Peito, com atendimento de cerca de 800 mulheres, em doze municípios. O roteiro começa nessa segunda, 08, finalizando no dia 2 de setembro. Serão contempladas mulheres da zona rural de Teresina, Altos, Alto Longá, Pau D’Arco do Piauí, Beneditinos Demerval Lobão, Monsenhor Gil, Barro Duro, Curralinhos, Miguel Leão, Angical e Jardim do Mulato.
Voltado prioritariamente às mulheres entre 50 a 69 anos de idade, o Programa Amigos do Peito visa facilitar o acesso a exames de mamografia. Na última rota, que teve início no dia 18 de junho e encerrou na última sexta-feira(05), mais de 600 mulheres foram beneficiadas.
“Continuaremos nossa jornada de monitoramento e prevenção do câncer de mama, seja no formato itinerante, seja no fixo, como já é realizado nos hospitais regionais de Campo Maior e Corrente”, comenta o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.
Para ter acesso aos exames ofertados pelo Programa Amigos do Peito, é necessário que a mulher tenha o encaminhamento da unidade de saúde do seu município. “É importante que a paciente procure a unidade mais próxima de sua casa ou procure mais informações na secretaria municipal de saúde”, informa o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.
A mulher atendida pelo Programa e que apresente imagens sugestivas de câncer de cama, após a realização da mamografia, será encaminhada para serviço previamente pactuado, para realização de exames diagnósticos, como consulta com especialista, biópsia e anatomopatológico.
Programação
08 e 09 de agosto – Comunidade Santa Teresa, em Teresina
10 a 12 de agosto – Altos, contemplando Alto Longá e Pau D’Arco do Piauí
17 a 19 de agosto – Beneditinos
22 e 23 de agosto - Demerval Lobão
24 a 26 de agosto – Monsenhor Gil, contemplando Barro Duro, Curralinhos, Miguel Leão
29 a 31 de agosto – Angical
01 e 02 de setembro – Jardim do Mulato
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.