Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 19 de janeiro de 2025
Notícias /

Geral

21/07/2016 - 07h21

Compartilhe

21/07/2016 - 07h21

Artesãos comemoram os resultados de participação em feira nacional

A feira aconteceu entre os dias 07 e 17 deste mês, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

 Acesse Piauí

 

Os artesãos de Teresina que estiveram presentes na 17ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) estão satisfeitos com os resultados do evento, considerado o maior do segmento na América Latina. Através de três estandes disponibilizados pelo município foi possível dar visibilidade ao trabalho das bordadeiras, produtoras de bonecas de pano e dos artistas santeiros. A feira aconteceu entre os dias 07 e 17 deste mês, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

 

A artesã Germina Rodrigues, da Associação da Central de Compras de Bordadeiras de Teresina (ACCBT), foi um das participantes. “É uma feira altamente movimentada, com grande visibilidade. Se eu puder, quero ir novamente”, relata a bordadeira.

 

O artesão Josielton Sousa, um dos nomes que figuram na nova geração de artistas santeiros de Teresina, foi outro participante da feira. “Cheguei a vender cerca de 20 peças, entre tamanhos grandes e médios”, conta ele, que iniciou na arte de esculpir com Mestre Dim, um dos artistas santeiros mais consagrados do nosso estado.

 

Mestre Dim também esteve presente nessa edição da Fenearte e pontua que a maior satisfação é representar a arte santeira local em um evento desse porte, que reúne expositores de todo o Brasil e de outros países. “O maior resultado que posso destacar é representar a nossa arte santeira nesse grande evento. Nós, artistas santeiros, que trabalhamos de forma autônoma, temos que lutar para buscar nosso espaço, mostrando um trabalho de qualidade”, disse o artista, que iniciou na arte santeira há mais de 35 anos, sob ensinamentos de Mestre Dezinho, considerado um dos maiores expoentes nacionais dessa arte popular.

 

Nos últimos quatro anos, a Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest) tem sido responsável por levar a produção artesanal de Teresina para a Fenearte. “Além de trabalhar no apoio à produção e acesso ao microcrédito, a Secretaria tem o papel de buscar maneiras de expandir a visibilidade do trabalho realizado pelos nossos artesãos”, ressaltou o gestor do órgão, Olavo Braz.

 

A Fenearte conta com uma estrutura que reúne cultura, moda, decoração, música e gastronomia, possibilitando a participação de mais de 5 mil expositores de todo o Brasil e de mais outros 60 países. Neste ano, a estimativa da organização foi atrair um público de mais de 330 mil pessoas e movimentar mais de R$ 40 milhões.

Acesse Piauí

Comentários