Inaugurada no dia 15 de julho do ano de 1976, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) completa, nesta sexta-feira (15), 40 anos de existência, prestando atendimento às parturientes e neonatais de alto risco de todo o Piauí e estados vizinhos.
Para marcar a data, será realizada varias atividades nos dias 14 e 15, que contará com a participação do Governador do Estado, Wellington Dias; do Secretario de Estado da Saúde, Francisco Costa; além de convidados e servidores.
Por ano, a MDER realiza aproximadamente 11 mil partos e, segundo o diretor da maternidade, José Brito, essa é uma das unidades de saúde de maior importância para o estado. “É na Maternidade Dona Evangelina Rosa que, basicamente, começa a vida de grande parte dos teresinenses”, comenta o diretor.
A maternidade contempla uma estrutura mais humanizada e mais adequada no que diz respeito às normas de recomendação que existe para o bom atendimento e segurança das pacientes que fazem uso deste serviço.
A Maternidade Dona Evangelina Rosa vive momentos de conquistas e comemorações, a implantação da Rede Cegonha, que visa humanizar e reduzir os índices de mortalidade materna e neonatal, com foco no pré-natal, e de ampliação do programa “Mãe Canguru”, tem contribuído significativamente para a recuperação de bebês prematuros.
O Banco de Leite da MDER é um dos mais atuantes do Brasil, prova disso é que a instituição possui o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo Unicef em reconhecimento às boas práticas de incentivo ao aleitamento materno.
A MDER conta com equipes completas 24 horas por dia, mobilizando obstetras, pediatras, anestesistas, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, nutricionista e enfermeiros com especialização em obstetrícia e pediatria. Estes profissionais oferecem atendimento às gestantes de alta complexidade.
Programação:
Dia 14/07/2016
9h – Culto Ecumênico – Auditório Olavo Mendes (IPS)
Dia 15/07/2016
7h - Apresentação da Banda Sinfônica da Polícia Militar de Teresina
8h - Recepção das autoridades e convidados – Estacionamento MDER
8h15 - Solenidade no Auditório Olavo Mendes (IPS)
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.