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Sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
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12/07/2016 - 07h30

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12/07/2016 - 07h30

No Piauí, aplicativo amplia interação entre governo e população

Por meio da ferramenta é possível fazer sugestões e críticas, além de poder consultar dados financeiros e administrativos.

 Acesse Piauí

Aplicativo Gestão Transparente	(Foto:Divulgação)

 Aplicativo Gestão Transparente (Foto:Divulgação)

Uma forma simples de estar atento e participar das ações do Poder Executivo Estadual, é o que visa o Governo do Estado do Piauí ao disponibilizar para a sociedade o aplicativo Gestão Transparente como mais um canal de comunicação interativo e de fácil acesso.

 

Por meio dele, é possível fazer elogios, sugestões, críticas e denúncias e ainda ficar por dentro das notícias do governo, além de poder consultar dados financeiros e administrativos do Estado extraídos do Portal da Transparência.

 

O auditor governamental Alan Viana, da Gerência de Tecnologia da Informação da CGE, explica que o aplicativo funciona de forma semelhante a uma rede social, conectando o cidadão e o Governo Estado do Piauí. “Por meio do aplicativo, é possível curtir e comentar as notícias do Governo do Estado do Piauí. A partir dessa funcionalidade, o governo pode analisar a demanda social e orientar as futuras ações. Além disso, o usuário pode participar ativamente enviando sugestões, elogios, críticas e denúncias, podendo postar fotos e vídeos. É possível ainda enviar a localização do usuário ou onde o evento ocorreu, por meio de posição no mapa do aplicativo. Trata-se de um efetivo canal de comunicação com a administração pública, permitindo que o cidadão exerça o controle sobre a ação do Estado, fiscalizando de forma permanente a aplicação dos recursos públicos”, completa Alan Viana.

 

A CGE, juntamente  com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), idealizadoras do aplicativo, são as responsáveis por realizar manutenções técnicas preventivas, corretivas e evolutivas no aplicativo Gestão Transparente com vistas ao seu funcionamento adequado. Os pedidos enviados pelo aplicativo são monitorados e atendidos pela Ouvidoria-Geral do Estado, que gerencia os pedidos e realiza os devidos encaminhamentos, quando necessário.

 

As notícias do governo, por sua vez, são publicadas pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCom). “O aplicativo é um meio prático da população acompanhar as ações do governo com eficiência e transparência”, destacou João Rodrigues, coordenador de Comunicação do Estado.

 

Para a ouvidora-geral do Estado, Soraya Castelo Branco, o uso de tecnologias para aproximar mais o cidadão do governo proporciona um ganho significativo para os dois. “Nos dias de hoje, todo mundo está conectado no seu smartphone ou tablet e o aplicativo é mais uma opção de comunicação para o cidadão. Acredito que poucos estados tenham se modernizado nesse sentido e o Piauí sai na frente e o cidadão é quem ganha”, disse a ouvidora.

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