Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Notícias /

Cidades

11/07/2016 - 10h08

Compartilhe

11/07/2016 - 10h08

UESPI discute com senadora projeto para tratamento da água do rio Poti

A pesquisa terá duração de um ano, com pesquisadores da Biologia e da área de Saúde da IES.

 Acesse Piauí

Senadora Regina Sousa e o Pró-reitor Paulo Henrique Pinheiro

 Senadora Regina Sousa e o Pró-reitor Paulo Henrique Pinheiro

O pró-reitor Adjunto de Ensino e Graduação, Prof. Dr. Paulo Henrique Pinheiro, da Universidade Estadual do Piauí-UESPI  se reuniu na última sexta-feira (08), com a senadora Regina Sousa (PT) para discutir sobre o projeto da UESPI para tratamento da água do rio Poti e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

 

De acordo com o pró-reitor, o apoio para o projeto é para aquisição de equipamentos, tendo em vista um laboratório de análise de água no Centro de Ciências Médicas da Saúde da UESPI. “O nível de saneamento de Teresina é muito baixo, calculado numa faixa de 19%”, afirmou o docente. A pesquisa pretende identificar quais os pontos do rio que deságuam esgoto, mapear toda abrangência do rio na capital, identificar que materiais estão poluindo a água e monitorar todo o processo de tratamento.

 

Segundo Paulo Henrique, a pesquisa tem duração de um ano, com pesquisadores da Biologia e da área de Saúde da IES.  O Pró-reitor explica que o orçamento para essa pesquisa está avaliado em 600 mil reais, e deve contar com o apoio do Corpo de Bombeiro e Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa).

 

Na oportunidade, o professor abordou o planejamento do PDI para UESPI até 2021, e de como esse trabalho foi elaborado dentro das 32 comunidades, mapeando questões de estrutura e recursos humanos. “O nosso desejo é encontrar um orçamento ideal para universidade, estamos em busca dessas alternativas de financiamento para investir em pesquisa e pós-graduação”, destacou.

 

A senadora, Regina Sousa, apontou que um convênio com o Governo do Estado para elaboração de projetos da UESPI, seria uma das medidas para as demandas da universidade, além de uma maior participação da universidade no planejamento Lei Diretrizes Orçamentárias para 2017 .

Acesse Piauí

Comentários