“Esse é um espaço que a população de Teresina vai adotar para a prática de esportes, lazer, cultura e que marcará a vida da nossa cidade", foi o que afirmou prefeito Firmino Filho ao entregar na noite desta sexta-feira (23) o Parque Estação da Cidadania Socorro Claudino, localizado no cruzamento das principais avenidas do centro da cidade, a Frei Serafim e Miguel Rosa.
A obra, que iniciou em 2012 e custou R$ 12 milhões, com recursos do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura de Teresina, revitalizou uma das áreas mais importantes e de fácil acesso da capital. Ao todo são 8,3 hectares com uma estrutura adequada à prática de esportes, caminhadas, shows, apresentações culturais, passeios em família e socialização.
Do total de recursos aplicados na obra, cerca de R$ 10 milhões oriundos do Ministério do Turismo foram assegurados através de emenda do ex-senador João Vicente Claudino, por isso a homenagem feita à mãe do parlamentar Maria Socorro de Macedo Claudino, a Dona Socorro Claudino, falecida em 2011. O empresário João Claudino, acompanhado da família, participou da solenidade.
O Parque possui um lago, bares e lanchonetes, áreas verdes, campos de futebol, além de um amplo estacionamento. Um dos principais atrativos do novo local é o Museu de Arte Santeira, uma galeria com um acervo com aproximadamente 50 obras de artistas locais apoiados pela Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest) e o Museu do Inconsciente.
“Moro aqui perto e já vim fazer uma caminhada hoje. Amanhã já vou trazer meus sobrinhos pra andar de skate, já combinei com meu marido de parar num barzinho com os amigos depois do trabalho. O Parque é lindo e encantador! E não é só a beleza, tem muita coisa pra fazer aqui”, comemorou a administradora Luíza Farias.
O parque da Cidadania também conta com anfiteatro com capacidade para 1.500 pessoas, palco com camarim e banheiros, a maior pista de skate do Nordeste, concebida em parceria com a Associação dos Skatistas. Junto com a obra do Parque da Cidadania a Prefeitura construiu um viaduto interligando o parque à avenida Miguel Rosa, passando por cima dos trilhos do metrô. Também foram construídas duas passarelas, o bicicletário, uma academia e playground.
O universitário João Pedro Costa aprovou a estrutura. “ Eu e meus amigos estamos andando de patins desde cedo aqui e tá tudo muito bom. Dá pra fazer vários esportes ao ar livre e a gente sente que é um lugar que tem alma, nem parece que estamos no meio da cidade, que aqui em frente tem o trânsito da Frei Serafim. É um lugar bom para pessoas de todas as idades e gostos”, garantiu.
O superintendente da Sdu Centro-Norte, João Pádua, esclarece à população que as normas de funcionamento do Parque da Cidadania ainda estão sendo definidas. "Ainda estamos articulando a melhor maneira para o funcionamento, mas devemos seguir o mesmo modelo da Potycabana e do Parentão", informou.
“O Parque da Cidadania é um espaço absolutamente diferenciado e atende à necessidade das pessoas de ocupar os espaços públicos cada vez mais. Aqui oferecemos segurança, lazer e tudo que o teresinense e os turistas querem”, finalizou o prefeito Firmino.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.