Dentro de alguns meses a Prefeitura Municipal de Teresina, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAM), executará o Plano Diretor de Arborização Urbana, elaborado em parceria com a Codevasf.
Os recursos já estão garantidos e o valor investido será de R$500 mil, a construtora vencedora, selecionada por processo licitatório, colocará em prática o plano de trabalho estabelecido, onde será feito o mapeamento de toda a cidade para saber que tipo de vegetação pode ser ou não cultivada em determinado local.
O levantamento permitirá fazer um estudo da real situação das áreas verdes e arborizadas da capital, fazer um relatório e investir na revitalização desses espaços. O Plano foi pensado para uma readaptação de árvores dentro da cidade, levando em conta calçadas, canteiros de avenidas, passeios como o da Avenida Frei Serafim e outras áreas públicas e corredores de Teresina.
As intervenções devem fazer com que a área verde da capital conviva sem riscos com o meio urbano, evitando, inclusive, possíveis incidentes. Todas as etapas serão fiscalizadas pela Codevasf.
Outras ações
A SEMAM e o Comitê de Arborização da Prefeitura de Teresina realizam diversas atividades em todas as zonas da capital. O Projeto Teresina Mais Verde ultrapassou todos os projetos de Arborização da Cidade. Só de janeiro até este mês já foram inseridas cerca de 285 mil mudas em Teresina. O último projeto chegou a 274 mil mudas trabalhadas e agora a meta do atual Programa de Arborização da Prefeitura é chegar a 300 mil mudas distribuídas em toda capital.
No Parque da Cidadania, localizado no cruzamento das avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa, que será inaugurado na próxima sexta-feira (24), foram plantadas 250 mudas de árvores.
A população também pode ir a um dos Viveiros Municipais e receber até 10 espécies nativas e frutíferas gratuitamente. Além do Caminhão Verde, que distribui mudas de plantas nativas como ipês, caneleiros, oitis, Gonçalo Alves e plantas frutíferas como manga, ata, caju, acerola, goiaba.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.