Já está decidido. Em 2017, o Salão do Livro do Piauí (Salipi) vai homenagear o historiador piauiense Odilon Nunes. O anúncio foi dado na solenidade de encerramento do 14º Salipi, último domingo (19), no Espaço Rosa dos Ventos, no campus da Ufpi em Teresina.
Na ocasião, a coordenação da Fundação Quixote, entidade realizadora do Salão do Livro, recebeu das mãos do prefeito Firmino Filho (PSDB) e do vereador Antônio Aguiar (Pros) a Declaração publicada pela Prefeitura de Teresina que concede ao Salipi o reconhecimento de Patrimônio Cultural Imaterial do município de Teresina.
“O Salipi é fundamental para formar novos leitores e renovar as gerações de leitores. O Salipi é uma ação hoje fundamental para a cidade de Teresina. Esta Declaração reconhece o que toda Teresina já sabe: o Salipi é um patrimônio cultural imensurável para nossa cidade”, destaca o prefeito Firmino Filho, durante o evento. A concessão deste reconhecimento parte de uma proposição do vereador Antônio Aguiar (Pros), que tem sido um importante parceiro do Salipi. “É nosso papel contribuir para que o Salipi siga forte, vibrante e conquistando nossos jovens”, destaca o parlamentar.
Para o presidente da Fundação Quixote, professor Kássio Gomes, o Salipi encerra esta 14ª edição com um saldo surpreendente de público, venda de livros e atividades culturais realizadas simultaneamente. “Mais de 200 mil pessoas passaram pelo Salão ao longo desses dez dias de evento. Mostramos que não há crise para a cultura e as pessoas vieram ao Salipi, compraram livros e fizeram longas filas para obter autógrafos dos seus autores preferidos. Apostamos em palestrantes com afinidade com o público jovem. Trouxemos Jout Jout, Gustavo Lacombe, Zack Magiezi, Leoni, Paula Pimenta. A resposta que nós tivemos foi a melhor possível. Conseguimos atrair o público jovem sem perder a essência do Salão. Para o 15º Salipi prometemos muito mais!”, comemora Kássio Gomes.
A Universidade Federal do Piauí, parceira fundamental na realização do Salipi, foi representada na solenidade pelo professor Ricardo Alaggio, diretor da Editora da Ufpi. “Nosso magnífico reitor não pôde participar por motivo de viagem, mas deixou o abraço reafirmando a continuidade da parceria em nome desta grande festa do livro e do conhecimento”, destacou.
Para encerrar a noite, o imenso público que se formou no campus da Ufpi conferiu show da cantora piauiense Soraya Castelo Branco e do nome da MPB, Osvaldo Montenegro. Assim como em 2016, no próximo ano, o encontro com as palavras já tem local certo para encontrar a população piauiense: o Salão do Livro do Piauí.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.