Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Notícias /

Economia

17/06/2016 - 10h00

Compartilhe

17/06/2016 - 10h00

Período junino aquece as vendas de milho na Central de Abastecimento do Piauí

Nas lojas, boxes e bancas da central piauiense a espiga de milho é comercializada, em média, por R$ 0,50.

 Acesse Piauí

 

A procura e oferta pelo milho verde, principal produto do período, já aumentou consideravelmente em relação ao ano passado na Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi). Pesquisas apontam um crescimento representativo na quantidade de espigas que chegam ao entreposto para serem comercializadas.

 

De acordo com levantamento da diretoria técnica operacional da central, durante todo o ano de 2015 foram comercializadas 175 toneladas de milho no entreposto, o que representa, em média, 15 toneladas por mês. “Água Branca, São Pedro, União e José de Freitas são os municípios piauienses que abastecem a Ceapi de milho. O Ceará também abastece o entreposto com o produto e este, por sua vez, vem de Tiangá”, disse Justina Vale, diretora técnica operacional da central de abastecimento.    

 

Ainda segundo dados da diretoria técnica, até o final do mês passado, o entreposto recebeu cerca de 15,2 toneladas de espigas de milho. Já para o final deste mês, a estimativa é que sejam comercializadas cerca de 17 toneladas até o final do mês junino. “Esta é a melhor época para venda de milho que é um ingrediente básico nas receitas deste período”, lembra Justina.

 

A expectativa para os comerciantes do entreposto é que até o próximo dia 25, a movimentação no mercado da Ceapi aumente ainda mais e que a procura pelos produtos juninos disparem, especialmente, o milho verde.

 

“Festa junina que se preze tem que ter quadrilha, forró, bandeirolas e muita fartura de comidas típicas. Canjica, pamonha, mingau de milho, bolo de milho e de macaxeira, maria isabel, paçoca, creme de galinha e pé de moleque não pode faltar”, afirma a permissionária da central, Flávia Moura, que comercializa hortifrutis no mercado. “A tendência é que as vendas aqueçam ainda mais no final do mês, quando ocorrem as tradicionais festas juninas nas escolas, empresas, igrejas e vizinhança. No mercado temos todos os ingredientes que compõem o cardápio delicioso desta época do ano e os preços, sem dúvidas, são os melhores praticados no Estado”, acrescentou ela.

 

Nas lojas, boxes e bancas da central piauiense a espiga de milho é comercializada, em média, por R$ 0,50. O valor pode sofrer alterações para mais ou para menos, de acordo com a disponibilidade do produto.

Acesse Piauí

Comentários