Ansiedade, sorriso estampado no rosto, olhos brilhando e sacolas cheias de livros. Assim encontram-se dezenas de crianças que visitam a 14ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi), que acontece no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A infinidade de livros, geralmente com capas coloridas, as revistas e os gibis, são os que mais chamam a atenção desse público que a cada ano ganha mais destaque dentro do Salipi.
Para a professora de Educação Básica, Conceição Cortez, trazer as crianças para o Salão do Livro é uma forma de incentivar o hábito da leitura. “Acostumar a criança com esse meio faz com que ela fique letrada e adquira conhecimentos. Quando a criança vive com pessoas dentro de casa que leem e que manuseiam livros, elas vão crescer com esse hábito. Então é importante a escola e a família agir em conjunto, trazendo essas crianças para o mundo dos livros, para que elas desenvolvam cada vez mais o gosto pela leitura”, relata.
Silvana Araújo, vendedora de livros em stands infantis, conta que a leitura infantil se faz necessária para a formação de cidadãos de bem. “Há vinte e três anos que eu trabalho nessa área e esse é o décimo SaLiPI que participo. Há cada ano observo que as crianças precisam cada vez mais de livros educativos, pois a leitura é um importante caminho para que esses pequenos se tornem bons cidadãos futuramente”, destaca.
O Salipi segue até o dia 19 de junho e traz na programação mesas-redondas, seminários, lançamento de obras literárias e outras atividades culturais. A expectativa é de que mais de 180 mil pessoas participem do evento.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.