No próximo dia 10 de junho, a capital piauiense terá a passagem da Tocha Olímpica Rio 2016, que percorrerá a Av. Frei Serafim, passando pelo Palácio de Karnak, Theatro 4 de Setembro, Palácio da Cidade, Parque Lagoas do Norte, com parada final na Ponte Estaiada.
Na oportunidade, os piauienses irão ver, pela primeira vez, o principal símbolo dos Jogos Olímpicos na cidade. A tocha, que partiu da Grécia e percorre o território brasileiro, fará o trajeto em Altos, Campo Maior, Piripiri, Piracuruca, Parnaíba e Teresina. Em cada cidade, algumas pessoas foram selecionadas para conduzir a tocha em todo o percurso.
Ney Paranaguá, Ângela Pereira e Wandreson de Souza estão entre os contemplados e escolhidos pela fabricante Nissan para participar do revezamento da chama na capital. Tudo começou quando os três profissionais que integram a empresa Infoway foram descobertos pela equipe da Nissan, por meio do programa “Rota da Tocha”, que faz o recrutamento de brasileiros criativos e ousados para representar o espírito dos Jogos Olímpicos de 2016.
Emocionada com o convite, a designer e artista plástica Ângela Pereira afirmou que está muito feliz em compor o time de condutores da chama olímpica na capital. “Sempre gostei de mexer com arte e com programação, e foi na produção do jogo Cangaço que encontrei a oportunidade de contar um pouco da nossa história. Assim foi o nosso espírito de equipe. Agarramos essa ideia e partirmos para o atrevimento. Acredito que foi por essa atitude que teremos a chance de colocar em nossas mãos o fogo aceso dos Jogos Olímpicos e representar os milhares de piauienses que também são guerreiros e vencedores”, manifesta Ângela.
Cangaço em destaque
Foram esses piauienses criativos que em 2012 desenvolveram o “Cangaço Wargame”, jogo de ação online que retrata o sertão nordestino entre meados do século XIX e início do século XX. Mesclando história e humor, o jogo traz em seu contexto as figuras de três heróis e seus bandos: Cangaceiro, uma Cangaceira e o Capitão Volante, que passam por grandes aventuras perante o sol e a seca do sertão brasileiro. A trama traz em si um retrato da cultura nacional que passa para telinha de computadores, tablets e smartphones.
Fundamentado num contexto social de resgate dos valores nordestinos, o jogo Cangaço foi criado para usuários do mundo todo. O desenvolvimento do espaço virtual em que o jogo se passa ficou sobre o comando do level design, Wandreson Souza que, ao lado do programador e fundador da Sertão Games, Erick Passos, tiveram a tarefa de levá-lo para a plataforma do Facebook.
“Procuramos estudar o fenômeno Cangaço no Brasil, onde homens armados vagavam pelas cidades em busca de justiça. Retratamos isso de uma forma bem divertida com os cangaceiros diante das batalhas para conquistar o território inimigo e ainda enfrentar o desafio de racionalizar a água e se tornar o Rei do Cangaço. Todos os elementos como as vestimentas, armas e cores foram pensadas copiando as particularidades desse movimento. Depois de muitos rabiscos e ajustes chegamos ao produto final que logo ganharam aderentes e nos deu destaque”, explica Wandreson.
O produtor executivo do jogo e empresário, Ney Paranaguá, considera que investir nesse tipo de empreendimento foi a chance que ele encontrou para tornar um sonho em realidade. “Para nós é muito interessante que as figuras do Lampião e dos demais cangaceiros não sejam esquecidas. Iniciamos aqui o nascimento da indústria de games no Piauí, porque ousamos pensar fora da caixa e perceber que nossa raiz pode se expandir além das fronteiras e nos favorecer importantes projeções como essa que elegeu a mim e mais dois colaboradores da empresa para levar a tocha”, concluiu Ney.
Considerado pelo site Uol como o jogo estratégico mais brasileiro de todos os tempos, o Cangaço foi idealizado em Teresina por uma equipe de 25 pessoas, recebendo a consultoria do historiador Leandro Cardoso Fernandes. Sua trilha sonora, composta por 25 músicas inéditas e inspiradas no sentimento do cangaceiro, foi criada com instrumentos da região e contou com a participação da banda Validuaté.
Desde o seu lançamento, mais de 50 mil jogadores já se cadastraram no jogo. O Cangaço está disponível para venda e instalação, por R$ 14,25, na loja online de jogos “SplitPlay”, através do link: http://www.splitplay.com/pt/games/cangaco.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.