Aproximar a comunidade universitária piauiense das políticas públicas de agricultura familiar e ecológica. Esse é um dos objetivos da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), e a Universidade Federal do Piauí (UFPI). Por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e da criação de quintais agroecológicos no Norte do Piauí, o acesso à alimentação e o incentivo da agricultura familiar serão ampliados.
Em reunião realizada no dia 10 de maio, no campus da UFPI em Parnaíba, estiveram presentes representantes da SDR e da administração superior da universidade. Foram firmadas parcerias para garantir a implantação de quintais agroecológicos e aquisição de alimentos pelo PAA para o Restaurante Universitário da instituição. Representando a SDR no encontro, o coordenador do PAA, Durval Gomes, e a diretora do Crédito Fundiário, Patrícia Vasconcelos, oficializaram as ações.
Será aplicado mais de R$ 1,6 milhão para a construção de quintais agroecológicos em 33 municípios dos territórios dos Cocais e das Planícies Litorâneas, na região Norte do Piauí. “A Universidade Federal possui a patente para a implantação dos quintais e, por isso, entra com a parte metodológica e de gestão, incluindo cursos como Engenharia de Pesca e Agronomia. A SDR contribui com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário para a garantia da infraestrutura e da aquisição de equipamentos”, informou Patrícia Vasconcelos.
Sobre o Programa de Aquisição de Alimentos, a parceria entre a SDR e a UFPI busca expandir o consumo e valorizar a produção da agricultura familiar e agroecológica no estado. A exemplo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e da Lei de Compras Institucionais, os produtos oriundos da agricultura e dos assentamos do crédito fundiário podem ser consumidos pelos campi da universidade, nos restaurantes universitários, fortalecendo os circuitos locais e regionais de comercialização da agricultura familiar.
O PAA ainda tem como objetivo promover e valorizar a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos, e o incentivo de hábitos alimentares saudáveis em nível local e regional. Para Patrícia Vasconcelos, a oficialização dessas parcerias deu um passo importante para integrar as políticas de ensino e extensão entre a universidade e a sociedade, principalmente a comunidade produtora da agricultura familiar.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.