O “Consórcio Nacional de Transmissão do Brasil”, foi o vencedor do leilão realizado pela Aneel na última terça-feira (12), para explorar a linha de energia elétrica ligando o norte do Piauí aos Estados do Ceará e Maranhão. A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) foi impedida pela Aneel de participar do evento, face o descumprimento de metas.
O consócio construirá uma Subestação de 500 KV, com duas linhas de 500 mil volts vindas de São Luís do Maranhão e outra de 500 mil volts para Fortaleza. O empreendimento vai gerar 27 mil empregos no Estado. A empresa tem até 5 anos para implantar o projeto, mas, segundo um engenheiro que repassou a informação, esse prazo sempre é cumprido em 24 meses.
FIM DO SOFRIMENTO
Com a instalação dessa subestação no litoral, diz o engenheiro, “vai acabar de vez, o grave problema de falta de energia elétrica no litoral e toda a região norte do Piauí”. O contrato prevê a exploração da linha por 30 anos. O empreendimento dará um retorno de R$ 405 milhões por ano aos consorciados.
ENERGIA EÓLICA
A subestação a ser implantada deverá captar a energia eólica produzida em Parnaíba, além da que vem do Sistema Interligado Nacional. Tudo será vendido para a Chesf que fará a distribuição para consumo de indústrias, empresas, comércio e residências.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.