O líder do governo na Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual João de Deus (PT), ocupou a tribuna nesta segunda-feira (21) para registrar que os professores da rede pública estadual de ensino decidiram hoje ,em assembleia geral, encerrar uma greve que realizavam por melhorias salariais. A categoria fechou um acordo com o governo, assegurando um aumento de 11,36% dividido em duas parcelas, uma de 5% retroativo a janeiro e a segunda de 6,36% em julho.
João de Deus disse que o Governo do Estado tinha apresentado uma proposta no sentido de que a segunda parcela do aumento fosse concedida somente em outubro, devido a crise econômica por que passa o Brasil e que vem afetando as receitas do Estado.“O governador Wellington Dias, realizando um grande esforço, resolveu atender uma solicitação da categoria no sentido de que a segunda parcela do reajuste salarial fosse antecipada de outubro para julho”, declarou.
O deputado lembrou que os professores brasileiros contam atualmente com um piso salarial que foi adotado durante o Governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que este ano teve um aumento de 11,36%.
Pelo o acordo, o governo enviará para a Assembleia Legislativa projeto de lei com a tabela de reajuste, já apresentada pelo sindicato, sendo retroativa a janeiro e será pago em folha suplementar após aprovação da lei.
O entendimento doi fechado mediante compromisso do governo em desbloquear as contas do SINTE-PI e não efetuar os descontos dos dias parados nos contracheques dos trabalhadores grevistas.
As aulas devem retornar a partir de amanhã (22) ou de acordo com o calendário escolar da rede estadual de ensino.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.