O governador Wellington Dias participou, na tarde desta quinta-feira (11), em Fortaleza, da solenidade de lançamento do Cartão FNE, Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, considerado um dos principais instrumentos de financiamento da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste, por meio de instituição financeira federal de caráter regional, mediante a execução de programas de financiamento aos setores produtivos.
Segundo o presidente do Banco do Nordeste, Marcos Costa Holanda, o Cartão FNE é um instrumento que dará agilidade na concessão do crédito do Fundo Constitucional, uma linha de crédito atrativa, com prazos maiores e juros menores. “Com o Cartão FNE, essa atratividade é reforçada e a liberação de crédito para micro e pequena empresa será mais ágil. O empresário vai aprovar o crédito e no período de cinco anos, pode usar o crédito de forma rotativa, sem burocracia, com agilidade e liberdade de fazer compras junto aos fornecedores cadastrados no Cartão”, explica Marcos Holanda. Ele ressalta que, já na semana que vem, toda a rede do BNB poderá ofertar o cartão para o empresário e, provavelmente em abril, será feito o lançamento local do Cartão FNE.
Com o presidente do BNB, o governador Wellington Dias tratou sobre o esforço de todos os estados do Nordeste para manutenção da regra constitucional de uma taxa diferenciada de investimentos para que a região, ainda em fase de desenvolvimento, tenha mais oportunidade de crescimento. “Foi uma audiência de trabalho em que tratamos do compromisso do Governo do Piauí e também do Legislativo para conseguir reverter a igualdade das taxas de juros e encargos do FNE e BNDES. Queremos manter um diferencial como prevê a Constituição Federal de taxas diferenciadas para desenvolvimento da região”, disse, argumentando que o tema já foi tratado no Ministério da Fazenda.
Outra temática discutida na audiência foi a busca de solução para garantir as condições de investimentos na área de call center, em Parnaíba e também o Fundo de Investimento do Norte e Nordeste que está sendo trabalhado com o apoio do BNB. “Precisamos ter o BNB como parceiro no programa de regularização fundiário para que as pessoas tenham condições de regularizar propriedades junto ao Governo do Estado com base na nova lei aprovada pela Assembleia Legislativa”, diz.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.