A empresa contratada pelo Ministério dos Transportes, por meio do DNIT, iniciou em janeiro deste ano a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) das obras referentes às duplicações da BR 343, no trecho que liga Teresina a Piripiri, e da BR 316, entre a capital e Estaca Zero, e da implementação do contorno rodoviário da BR 226, Teresina-Timon, incluindo a quarta ponte que ligará as duas cidades. O trabalho tem o prazo máximo de 11 meses, podendo concluir em até seis meses.
O senador Elmano Férrer (PTB-PI) ressaltou que essa é uma primeira etapa, onde são avaliadas as condições técnicas, ambientais e econômicas para a futura execução das obras. “São obras grandiosas e de indiscutível relevância para o desenvolvimento do Estado. Também irão proporcionar mais segurança aos condutores, evitando acidentes e desafogando o trânsito, principalmente do transporte de cargas”, afirmou o parlamentar.
Segundo o superintendente do DNIT Piauí, Paulo de Tarso Cronemberger, os técnicos da empresa estão em Piripiri junto com especialistas do DNIT para dar continuidade ao trabalho de avaliação técnica in loco. “O trabalho de coleta de informações já avançou e temos uma perspectiva favorável para que o estudo seja concluído antes do prazo previsto”, disse.
Outra informação do DNIT Piauí é que há uma expectativa que seja incluído no estudo de viabilidade técnica o contorno rodoviário de Picos. O superintendente explicou que essa foi uma demanda da região, que após audiência pública, procurou o órgão para apresentar as necessidades.
Articulação
Em novembro de 2015, o senador Elmano Férrer esteve acompanhado do superintendente do DNIT Piauí, em reunião com diretor geral do DNIT, Valter Casimiro Silveira, para apresentar a necessidade do planejamento das obras referentes às duplicações das BR’s de acesso à capital. Em julho, Elmano já havia participado também de audiência com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, e o senador Roberto Rocha (PSB/MA), para tratar da necessidade da construção da quarta ponte entre os dois estados, ligando Teresina e Timon.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.