Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
Notícias /

Geral

15/02/2016 - 09h12

Compartilhe

15/02/2016 - 09h12

Após críticas da igreja, Governo do Piauí fala em universalizar o esgotamento sanitário

Governador Wellington Dias afirma que o saneamento é uma das prioridades do estado.

 Acesse Piauí

Lançamento da Campanha da Fraternidade 2016 na Potycabana( Foto: Francisco Gilásio)

 Lançamento da Campanha da Fraternidade 2016 na Potycabana( Foto: Francisco Gilásio)

O governador Wellington Dias participou na tarde deste sábado, 13, na Nova Potycabana, do lançamento da Campanha da Fraternidade 2016, que traz o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade”.

 

Segundo o governador, a Ccampanha da Fraternidade extrapola os limites de fronteiras com o Brasil, quando convoca todo cidadão a refletir sobre o Planeta Terra. "Estamos vivendo um momento em que, muitas vezes, pela forma como se governa e se impõe regras e leis, provoca um esgotamento de recursos naturais a ponto de comprometer a garantia de elementos  básicos à vida, como a distribuição de água. O Brail está dentro desse contexto", disse, enfatizando que a Confederação Nacional dos Bispso do Brasil (CNBB) e outras igrejas fazem pressão para que temas emblemáticos entrem na agenda do país.

 


O governador afirma que o saneamento é uma das prioridades do Piauí.  "Queremos acelerar o cumprimento de metas para universalizar o esgotamento sanitário. Outra questão é a grande quantidade de lixo nas cidades, nas estradas. Então, a Campanha da Fraternidade se destaca por colocar em discussão para o Brasil e o mundo uma pauta do povo sob o olhar cristão", afirmou.

 

Para a vice-governadora Margarete Coelho, a campanha da Fraternidade já ultrapassou os muros da igreja. "É uma campanha de todos e neste ano nos traz a reflexão muito forte sobre os cuidados com a nossa própria casa e zelo com o nosso ambiente", disse Margarete.

 

No lançamento, o diretor do Instuto de Águas do Piauí, Herbert Buenos Aires, declarou que a sociedade é responsável  pela conservação da natureza, da água, dos recursos naturais. "Os cuidados com o Planeta, a nossa casa comum, é responsabilidade de todos. De um lado, a população precisa se engajar no processo de conhecimento de como conservar a água e preservar a natureza", disse Herbert.


Ele ressaltou ainda que o governador Wellington Dias está promovendo uma restruturação no segmento do saneamento, especialmente com respeito a água e esgoto, em parceria com empresas privadas e uso de metodologia de gestões mais comunitária para pequenos municípios.

 

"O Instituto de Águas é uma peça fundamental na estruturação de saneamento do Piauí, que passa por ações diferenciadas apropriadas ao perfil de cada município. É uma proposta inédita no país", explica, enfatizando que a meta é levar água de qualidade e esgotamento sanitário para toda família piauiense.

 

O coordenador da campanha, padre Leonildo Campelo, destacou que o objetivo é assegurar o saneamento básico a todo cidadão e garantir a integridade do planeta. "É necessário que os gestores federais, estaduais e municiapis tenham um olhar específico para questão do saneamento.

 

Acesse Piauí

Comentários