Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
Notícias /

Geral

28/01/2016 - 09h08

Compartilhe

28/01/2016 - 09h08

Abastecimento da população do semiárido piauiense está garantido em 2016

As 13 barragens mantidas pelo Idepi já acumularam bom volume de água.

 Acesse Piauí

Barragem de Jenipapo, em São João do Piauí  (Foto: Delson Rubens)

 Barragem de Jenipapo, em São João do Piauí (Foto: Delson Rubens)

Com o mês de janeiro mais chuvoso dos últimos anos, os reservatórios de água do estado já acumularam boa quantidade de água. Segundo o engenheiro Ribamar Bastos, do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), o órgão é responsável por 13 barragens no estado e todos estão praticamente cheios. “As barragens de Salinas, em São Francisco do Piauí; e Poços Marruás, em Patos; já estão sangrando”, informa, explicando ainda que todas as barragens estão com média de 70% da capacidade.

 

O Piauí vive um momento especial com relação ao período chuvoso, pois algumas barragens estavam zeradas, como a barragem de São Vicente, em São Miguel do Tapuio. Hoje, o cenário é outro, todas estão com bom volume de água.

 

O Idepi é responsáveis pelas barragens de  Mesa de Pedra (Valença), Pedra Redonda (Conceição do Canindé), Salinas (São Franicsco do Piauí), Corredores (Campo Maior), Estreito (Padre Marcos), Poço de Marruás (Patos), Piracuruca (Piracuruca), Bezerros (José de Freitas), Petrônio Portela (São Raimundo Nonato), Algodões 2 (Curimatá), São Vicente (São Miguel do Tapuio), Emparedado (Campo Maior) e Poços (Itaueira).

 

Ribamar Bastos informa que, apesar do grande volume de água acumulada, elas não oferecem risco de rompimento. “Estamos esperando autorização para fazer algumas intervenções de manutenção, que é um trabalho de rotina. Mas elas não oferecem perigo à população”, esclarece, enfatizando que o Idepi tem relatório da situação das barragens e faz o monitoramento de todas elas.

 

Segundo o engenheiro, a maioria das barragens faz o abastecimento de água para consumo humano das cidades e pelo volume de água acumulado até agora, em 2016 não haverá problema para abastecimento para consumo humano.

Acesse Piauí

Comentários