Com as primeiras manifestações dos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU), as escolas estaduais do Piauí começam a divulgar as conquistas obtidas por seus alunos ao ingressarem em universidades de todo o país. Muitas escolas conquistaram ótimos resultados, como a Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves, que aprovou 75% de seus alunos. Outros bons resultados de alunos de escolas públicas foram conseguidos individualmente, como aprovações para medicina e outros cursos de alta concorrência.
Filho de pedreiro e doméstica de São Lourenço do Piauí é aprovado para Medicina na UFPI
|
||||
“Conseguimos aprovar 11 dos 16 alunos que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mantendo assim nosso desempenho”, relata a diretora da Escola Augustinho Brandão, Aurilene Vieira. “Os alunos conseguiram aprovação para diversos cursos, como direito, engenharia, agronomia, matemática, química, educação física, ciências contábeis, entre outros cursos”, acrescenta.
Até o momento dois estudantes da rede pública estadual conseguiram aprovação no curso mais concorrido do Estado, medicina, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Sérgio dos Santos Santana, de São Lourenço do Piauí, e Gabriela Milanez, de Castelo do Piauí, como tantos outros, enchem seus pais, professores e até suas cidades de orgulho com tanta dedicação aos estudos.
Já o primeiro lugar do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi de uma aluna que estudou desde o jardim de infância no Patronato Nossa Senhora de Lourdes, de Campo Maior. A escola comemora até agora a aprovação de dez alunos através do SiSU e mais 50 em faculdades particulares. A coordenadora pedagógica, Divina Maria, revela que o resultado é fruto de muito trabalho e compromisso.
“Temos o privilégio de acompanhar a maioria dos alunos desde os primeiros anos de vida escolar. Dos nossos 90 alunos do ensino médio, a grande maioria já conseguiu uma aprovação e a chance de darem prosseguimento a seus estudos”, destaca a coordenadora.
O Centro de Ensino Médio em Tempo Integral João Henrique, de Teresina, é outra escola da rede pública estadual com expressivos resultados. Segundo a diretora Djanira Alencar, 22 alunos já entraram em contato com a escola relatando suas aprovações. “Tivemos aprovados para direito, arquitetura, engenharia mecânica e de produção, nas universidades federal, estadual e no IFPI. Isso nos deixa muito felizes, pois a vitória é dos alunos e também nossa”, completa.
A secretária da Educação, Rejane Dias, parabenizou os aprovados pela conquista. “Queria dar os parabéns aos aprovados e dizer que trabalhamos para que cada vez mais os estudantes das escolas estaduais do Piauí ocupem vagas nas universidades públicas. Em 2015 tivemos as Revisões do Enem e as aulas pela Mediação Tecnológica e, este ano, vamos ampliar estas ações”, conclui.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.