A nova estrutura do Centro de Ensino Médio e Profissional de Tempo Integral (Cempti) Zacarias de Góis, o Liceu Piauiense, foi entregue, nesta segunda-feira (21), pelo governador Wellington Dias. A reforma do prédio contou com um investimento de R$ 7,5 milhões oriundos do Tesouro Estadual e incluiu renovação completa do telhado, troca de piso, pintura em geral, ampliação do refeitório, construção de uma nova sala para informática, novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias e construção de banheiros.
Na oportunidade, o chefe do executivo estadual destacou que a escola é um marco da educação piauiense e que o prédio representa um novo símbolo para a educação do estado e que o Governo está investindo na modernização da educação. “É mais uma escola do estado que tem tudo aquilo que a gente entende que seja necessário para promover uma educação de qualidade, não só salas de aula, mas laboratórios, refeitório e espaço cultural”, declarou Dias.
Wellington explicou que o ano de 2015 foi de investimentos em obras que priorizaram o desenvolvimento do estado, em áreas como educação, saúde e infraestrutura. “Ainda este ano vamos entregar a obra da reconstrução do asfaltamento do trecho que liga Simplício Mendes à Paes Landim”, explicou o governador.
A secretária da Educação, Rejane Dias, enfatizou a importância histórica do Liceu para a educação do estado. “Nosso primeiro compromisso com a educação do Piauí foi garantir que a obra do prédio dessa escola centenária, que estava parada havia mais de seis meses, fosse retomada com a maior celeridade”, afirmou a secretária Rejane Dias, declarando que escolas estaduais precisam ser mais modernas e atrativas para os estudantes.
Rejane informou que uma das preocupações da Seduc é com a preservação da nova estrutura do colégio. Nesse sentido, a secretaria firmou um Termo de Cooperação com o Ministério Público, que vai auxiliar no monitoramento do patrimônio a fim de garantir a sua conservação. “Além disso, haverá o monitoramento por câmeras de segurança e a colaboração do Pelotão Mirim”, explicou Rejane Dias.
Melhorias
Os alunos do Liceu Piauiense irão iniciar o ano letivo com uma estrutura modelo, que conta com salas renovadas e refrigeradas, lousa eletrônica conectada à internet e mobiliário padronizado e de alto padrão. A escola também conta com uma rádio comunitária e salas de música, dança e xadrez.
Além disso, a reforma contou com melhorias para garantir a acessibilidade e a inclusão de alunos com deficiências. Todo o anfiteatro foi reformado e recuperado e conta com rampas e uma estação elevatória para o transporte de cadeirantes até o palco. A Secretaria da Educação (Seduc) ainda fez mais um investimento na ordem de R$ 2.900.000 só em mobiliário para equipar o centro de ensino.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.