Após ser reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a cajuína será centro de discussão durante o I Fórum Estadual para a Salvaguarda da Cajuína que acontecerá no decorrer do 3° Festival da Cajuína, na Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), nos dias 06 a 12 de dezembro de 2015, em Teresina.
O I Fórum será realizado no dia 10/12, das 14h às 18h, com o objetivo de construir diretrizes para o fortalecimento, a difusão e a continuidade das expressões culturais decorrentes da tradição da hospitalidade e comensalidade vinculadas a Cajuína do Piauí. São esperados produtores de cajuína para a construção de um documento que represente os anseios do povo piauiense para o fortalecimento dos saberes associados ao modo de fazer tradicional da cajuína do Piauí.
O “Registro da Produção Tradicional e Práticas Socioculturais Associadas à Cajuína do Piauí” concedido pelo Iphan em 2014 coloca a bebida piauiense no patamar das mais importantes expressões culturais do Brasil. Hoje não é possível falar de Cajuína sem falar do Piauí e falar do Piauí sem falar da Cajuína.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional tem como responsabilidade decorrente do processo do Registro desenvolver um Plano de Salvaguarda da Cajuína, como previsto no Decreto n° 3551/2000. Levando em consideração tal obrigação, o Iphan irá realizar I Fórum Estadual para a Salvaguarda da Cajuína, junto aos produtores de cajuína e instituições vinculadas ao tema, para propor diretrizes para a valorização, difusão e proteção da produção tradicional de cajuína no estado.
O evento é uma parceria entre diversas instituições públicas (Iphan/PI, Sebrae/PI, Embrapa/PI, etc.) e privadas (Cajuespi, Procajuína, etc.) com a finalidade de propiciar um espaço de interlocução e troca de experiências para o fortalecimento da “cajuínocultura” no Estado do Piauí.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.