Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 19 de novembro de 2024
Notícias /

Política

26/11/2015 - 14h38

Compartilhe

26/11/2015 - 14h38

Seduc consegue desbloquear verbas e retoma 215 obras paralisadas no Piauí

Manutenção e construção de escolas e quadras poliesportivas estavam paralisadas por falta de pagamento.

 Acesse Piauí

Secretaria estadual da Educação, Rejane Dias

 Secretaria estadual da Educação, Rejane Dias

A equipe da Unidade de Gestão da Rede Física (Ugerf) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), responsável por vistoriar todas as obras das unidades de ensino estaduais, conseguiu desbloquear, até o momento, mais de 90% das obras paralisadas por falta de pagamento na antiga gestão.

 

Das 224 obras financiadas pelo Programa de Ações Articuladas (PAR) do governo federal, inicialmente bloqueadas em 2015, restam apenas 09 a terem as vistorias realizadas para posterior retomada. 215 obras de ampliação, cobertura e construção de quadras e escolas, e construção de subestações e instalações elétricas estão em andamento e devem ser entregues às comunidades escolares o quanto antes.

 

“Iniciamos o ano com muitos problemas, mas agora temos muito mais motivos para comemorar. Minha equipe se empenhou e conseguimos retomar 215 obras. Até o momento foram mais de 8,3 milhões investidos em melhorias na infraestrutura ou construção de novas escolas e quadras, além da parte elétrica. Nossa meta é fechar o ano de 2015 com todas as obras em andamento”, declarou Dorival Danúzio, diretor da Unidade de Gestão da Rede Física.

 

Desde janeiro/2015 foram destravados cerca de 5,7 milhões de recursos do PAR, mais 1,5 milhão em convênios para investimento em Escolas Profissionalizantes, e cerca de 1,2 milhões a serem aplicados em cobertura e construção de quadras poliesportivas. Há ainda a previsão de liberação de mais 2,5 milhões através do Programa de Ações Articuladas até o final desse ano.

 

Também foram realizados investimentos na parte elétrica das escolas com a construção de 72 subestações que possibilitarão o funcionamento dos laboratórios e da climatização. Somente em Teresina 19 escolas serão beneficiadas e no interior mais 53 estão recebendo as melhorias.

 

Construção de novas escolas e quadras

 

Ofertar educação de qualidade é a principal meta da Seduc e aliado a isso é necessário infraestrutura adequada ao ensino aprendizagem. Então, além das reformas nas escolas existentes, a Seduc está construindo 18 novas escolas.

No interior do Estado foram entregues duas novas escolas esse ano. Uma unidade de ensino no município de São Francisco de Assis e um polo da Universidade Aberta (UAB) em Redenção do Gurguéia. 

 

O número de novas quadras poliesportivas cresceu em maior proporção em comparação ao número de novas escolas. Atualmente 21 quadras poliesportivas estão em construção. Na capital são 03 e 18 no interior. Sem contar com 03 que já foram entregues esse ano nas cidades de Batalha, Esperantina e Passagem Franca, sendo beneficiadas a U.E. Maria Melo, U.E. Estado da Paraíba e U.E Costa e Silva.

 

Seduc entregará nova escola profissionalizante em Esperantina

 

A obra na nova escola estava entre as que foram destravadas com a alimentação do Simec e, por conseguinte, a liberação de 16 milhões, por parte do Ministério da Educação. "A construção está adiantada, 80% já foi realizada e nos faltam cerca de três medições para dar por encerrado o trabalho da engenharia", afirmou Dorival Danúsio, diretor da Unidade de Gestão da Rede Física da Seduc.

 

Para a construção da nova escola profissionalizante de Esperantina estão sendo investidos cerca de 9 milhões, recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Tesouro Estadual. A escola terá estrutura ampla, com 12 salas de aula, 06 laboratórios (química, física, informática, matemática, biologia, línguas), auditório, biblioteca, teatro de arena, refeitório, área de vivência, quadra poliesportiva coberta, e mais dois grandes laboratórios especiais.

 

"A meta da Seduc é possibilitar à população o acesso a cursos profissionalizantes que os preparem para conseguir espaço e destaque no mercado de trabalho. Estabelecemos que a inauguração da escola aconteça no dia 15 de fevereiro de 2016, sendo também realizada a abertura oficial do ano letivo,  e já deveremos ofertar  um novo curso de saúde bucal", esclareceu a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias.

Acesse Piauí

Comentários