Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Notícias /

Cidades

23/11/2015 - 09h39

Compartilhe

23/11/2015 - 09h39

Desenhos e cores transformam praça em galeria de arte urbana em Teresina

Praça dos Orixás será um local de respeito a todas as manifestações religiosas.

 Acesse Piauí

Praça dos Orixás, no bairro São Joaquim, zona Norte de Teresina (Foto: Renato Bezerra)

 Praça dos Orixás, no bairro São Joaquim, zona Norte de Teresina (Foto: Renato Bezerra)

No último sábado (21), 11 grafiteiros realizaram a pintura artística dos muros no entorno de onde será construída a Praça dos Orixás, nas ruas Jim Borralho e Aristóteles, bairro São Joaquim, zona Norte da capital. As artes seguiram o tema proposto pela Prefeitura de Teresina, abordando a cultura afro-brasileira, preservação da paz e segurança, sincretismo religioso e religiões de matriz africana.


 
O coordenador do Programa Lagoas do Norte, Erick Amorim, observa que os muros do entorno da Praça dos Orixás foram transformados em galeria de arte a céu aberto. “O Programa Lagoas do Norte fez uma ação semelhante a esta no Canal do São Joaquim, transformando aquele local em uma belíssima galeria de arte urbana. Com a Praça dos Orixás, reconhecemos a importância do relacionamento com o sagrado, independente da denominação religiosa e é muito bacana porque os desenhos retratam realmente o respeito à umbanda, candomblé e ao sincretismo religioso, tão presente na história do povo brasileiro”, avalia.


 
O artista visual Washignton Gabriel Cruz, o WG, desenhou uma cerimônia de batismo no Candomblé. “O grafite faz parte da cultura da sociedade, então é muito importante trazer nossa arte para dentro da comunidade do São Joaquim. Seguindo o tema, pensei em criar a manifestação religiosa do batismo, que é a cerimônia de encontro com o mundo espiritual e eu sempre quis trazer essa fé para minhas artes. Acho que tem tudo a ver com a Praça dos Orixás”, observa.


 
Já o grafiteiro Edmo Campos conta que procurou envolver a comunidade em sua arte. “Eu escolhi desenhar Oxum, a rainha das águas doces, por se tratar de uma região conhecida por suas lagoas. Então busquei retratar a religiosidade de forma que se envolvesse toda a área do Parque Lagoas do Norte”, explica.
As artes deram cor aos muros de quatro residências. A moradora Marinete Rodrigues diz que ficou muito feliz ao saber que sua casa seria grafitada. “O grafite vai dar mais vida para minha casa. Além do mais, todos os desenhos retratam a fé então isso só vai trazer coisas boas e vibrações positivas para a minha família. Estou gostando de verdade das artes e me sinto muito abençoada com isso”, conta.


 
Os integrantes de religiões de matriz africana fizeram uma bênção do local, para marcar a apropriação comunitária da Praça, que será um local de respeito a todas as manifestações religiosas.


 
A grafitagem do entorno da Praça dos Orixás é uma realização da Prefeitura de Teresina, por meio das secretarias municipais de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), através do Programa Lagoas do Norte, e da Juventude (SEMJUV).

 

Acesse Piauí

Comentários