Um parque cada vez mais vivo, cheio de cores e em total consonância com o meio ambiente. Para manter essa proposta em plena execução, no último fim de semana, mais de 500 mudas exóticas e nativas foram plantadas no Parque Lagoas do Norte. A ação aconteceu através do projeto Jardim do Atleta, que envolve crianças das mais variadas áreas de Teresina, da comunidade que integra o Programa Lagoas do Norte e, também, os alunos do Pelotão Mirim do 9º Batalhão da Polícia Militar.
As árvores exóticas são plantas que vêm de fora. Desse tipo, foram plantadas 450 ixoras e seis bougainville em áreas planejadas do Parque. Do tipo nativa, o local recebeu dez mangueiras, cinco oitis e cinco ipês brancos. Todas plantadas pelas crianças que participaram do Jardim do Atleta.
A pequena Sara Rodrigues, 6 anos, fez a jardinagem com uma habilidade quase nata. Após receber as orientações da educadora ambiental, Sara plantou uma muda de ixora e se responsabilizou em cuidar da planta durante toda a vida. “A gente tem que cuidar do meio ambiente, porque ele é vida. Vou cuidar todos os dias da minha plantinha”, relata.
Uma das grandes intenções do projeto é fomentar, cada vez mais cedo, a educação ambiental. Por isso, Stefanny Kelly, 10 anos, também compartilha do pensamento de Sara: “É muito importante porque as plantas ajudam o meio ambiente e a vida da gente. Quero ver minha planta crescer”, afirma.
O projeto Jardim do Atleta é desenvolvido através da parceria entre a Prefeitura de Teresina, por meio do Programa Lagoas do Norte, e a Casa do Atleta, loja especializada em artigos esportivos.
Para a idealizadora da atividade, Marcela Pessoa, a intenção é fomentar a atividade em outros âmbitos. “Temos que cultivar com as crianças a ideia de preservação e de cuidar de um espaço que todos vamos utilizar. O Parque Lagoas do Norte é um local ideal, porque é grande, lindo e apresenta um potencial enorme. A ideia é que outras empresas vejam essa beleza natural e também invistam por aqui”, afirma.
Segundo o gerente do Parque Lagoas do Norte, Jorgenei Moraes, o projeto Jardim do Atleta acontecerá outras vezes. “Esse foi um primeiro momento de uma série de outros que vamos ter. O Jardim do Atleta é um projeto ilha, que vamos fazer também em outros locais semelhantes a esse aqui, trazendo a participação popular com o plantio de mudas ornamentais e nativas”, finaliza.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.