Neste sábado (24) e amanhã (25), mais de 1.500 cidades brasileiras estarão aplicando as provas do Enem que é utilizada para avaliar a qualidade do ensino médio no País. Seu resultado serve ainda para dar acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), assim como em algumas universidades públicas portuguesas. No Piauí, 166 mil estudantes de escolas públicas e privadas irão fazer as provas.
A prova também é feita por pessoas com interesse em ganhar bolsa integral ou parcial em universidade particular através do ProUni (Programa Universidade para Todos) ou para obtenção de financiamento através do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). Desde 2009, o exame serve também como certificação de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo, substituindo o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A nota do Enem também é utilizada como critério de seleção do programa Ciência sem Fronteiras.
A prova foi criada em 1998, sendo usada inicialmente para avaliar a qualidade da educação nacional. Teve sua segunda versão iniciada em 2009, com aumento do número de questões e utilização da prova em substituição ao antigo vestibular. O exame é realizado anualmente e tem duração de dois dias, com 180 questões objetivas (divididas em quatro grandes áreas) e uma redação.
Mudanças 2015
Uma das novidades para o Enem é que neste ano, pela primeira vez, o Ministério da Educação não vai encaminhar a versão impressa do cartão de confirmação pelos Correios. Os candidatos devem acessar o endereço enem.inep.gov.br/participante e informar o número do CPF e senha para visualizar os dados.
Outra mudança é o horário de início das provas. Os locais de aplicação serão fechados às 13h, porém as provas serão entregues somente às 13h30 para que possam ser usados detectores de metais e feitas outras vistorias.
A partir desta edição, os candidatos isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício de isenção de pagamento para a próxima edição do exame.
As provas
No sábado (24), serão realizadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza, com duração de 4 horas e 30 minutos. No domingo (25) será a vez de linguagens, matemática e redação, com duração de 5 horas e 30 minutos. Devido o horário de verão, os portões dos locais dos testes no Piauí serão abertos às 11h e serão fechados às 12h.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.