Para viabilizar a construção das pistas que dão acesso à faixa central da ponte Juscelino Kubitscheck, na avenida Frei Serafim, a Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans) teve que fazer a retirada de cerca de 10 árvores no local. Segundo Guilhermano Pires, secretário dos Transportes, o projeto de construção dos acessos contou com um estudo de impacto ambiental e prevê o replantio de 49 árvores como forma de compensação pelas que foram retiradas.
“Para viabilizar a obra, foi preciso transplantar algumas árvores e infelizmente algumas tiveram que ser derrubadas, mas tudo isso está dentro de um estudo de impacto ambiental e constando dentro das licenças. Para todas as árvores retiradas, haverá uma compensação ambiental com o plantio de um número de árvores bem maior", explicou o secretário.
Uma macaúba, seis angicos brancos, três acácias azuis, 29 gonçalo-alves e 10 ipês amarelos serão replantados nas proximidades da ponte ou em algum parque ambiental a ser indicado pela Prefeitura Municipal de Teresina. Guilhermano afirmou que as cinco carnaúbas retiradas foram replantadas, imediatamente após sua retirada, no entorno da ponte. O secretário explica que algumas das árvores retiradas estavam sendo vítimas de pragas ou enraizadas no concreto, o que impossibilitou que fossem replantadas e por isso serão plantadas outras em substituição.
A retirada das árvores marca o início da primeira fase, que tem inicio nesta terça-feira (13), da construção dos acessos para veículos à terceira pista da ponte Juscelino Kubitschek. Nesta fase será feito o preenchimento das trincheiras da ponte e asfaltamento do lastro, já possibilitando a utilização da ponte por veículos. "Com retirada das árvores será feito o acesso ao lastro central da ponte. A primeira etapa já foi concluída e amanhã deverão começar as obras de construção do acesso”, garantiu Guilhermano. A próxima etapa será o alargamento da ponte no sentido Centro-Leste.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.