Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Notícias /

Saúde

16/09/2015 - 09h21

Compartilhe

16/09/2015 - 09h21

Médico do trabalho alerta sobre uso excessivo de tecnologia

Lucas Rêgo dá dicas práticas para os profissionais que precisam trabalhar muitas horas na frente do computador.

 Acesse Piauí

Médico Lucas Rêgo

 Médico Lucas Rêgo

Hoje em dia é quase impossível conhecer alguém que não esteja conectado diariamente, utilizando smartphones, tablets e notebooks. Para quem trabalha com essas tecnologias e passa boa parte da sua jornada de trabalho sentado na frente do computador, os cuidados com a saúde precisam ser redobrados, pois lesões como inflamação e irritação nos tendões, músculos, articulações e juntas são comuns ao realizar atividades com movimentos repetitivos ou com postura inadequada.


 
A medicina do trabalho é cada vez mais essencial para a prevenção dos acidentes e doenças do trabalho, assim como para a promoção da saúde e da qualidade de vida. Portanto, ao sentir desconforto, deve-se logo procurar um especialista em medicina do trabalho. Ele é o mais indicado para realizar o diagnóstico e aplicar o tratamento, levando em conta as condições operacionais de cada profissão.


 
O médico Lucas Rêgo apresentou algumas dicas práticas para os profissionais que precisam trabalhar muitas horas na frente do computador. Ele afirma que é necessário priorizar o conforto no local de trabalho, ajustando a cadeira e o monitor do computador de acordo com a sua altura para manter uma postura adequada.


 
Outra dica é não ficar muito tempo realizando a mesma tarefa. Intercalar os trabalhos para interromper a repetição de movimento ou fazer uma pequena pausa a cada hora de trabalho são as opções ideais. Fazer exercícios de alongamento na própria cadeira e prestar atenção à postura, observando se a coluna está apoiada, assim com os antebraços e os membros inferiores também são práticas importantes.


 
Além dessas dicas práticas as pessoas devem seguir as medidas que a medicina preconiza de modo geral. “Levar uma vida saudável, realizar atividades físicas e, na medida do possível, afastar-se das situações que geram ansiedade são hábitos fundamentais para qualquer pessoa”, finaliza o médico.

 

Acesse Piauí

Comentários