O senador Elmano Férrer (PTB-PI) destacou nesta segunda-feira (20) o problema do sistema de captação de água na região do semiárido piauiense. “Está em colapso”, nas palavras do senador durante discurso no plenário do Senado Federal. Acrescentou ainda que a qualidade da água está comprometida para o abastecimento humano.
Elmano Férrer afirmou que as barragens, que são os principais pontos de captação de água para o abastecimento e para manter a operação de carro-pipa, estão com capacidade abaixo de 25%. Os dados são da Secretaria Estadual de defesa Civil. “O nível dos reservatórios é crítico”, disse, completando que o drama da seca é secular e que é um desafio ao Governo Federal, estadual e municipais.
O senador lembrou da recente visita ao município de São Raimundo Nonato, região, que é abastecido pela adutora do Garrincho, que capta água da barragem Petrônio Portela. “Hoje está com apenas com 9,9% de sua capacidade. Esta adutora abastece, além de São Raimundo Nonato, os municípios de Coronel José Dias, São Lourenço, Dirceu Arcoverde, Anísio de Abreu, Bonfim, Várzea Branca e São Braz, com uma população aproximada de 80 mil pessoas, das quais 33 mil vivem em São Raimundo Nonato”, afirmou Elmano.
Ao final do discurso, Elmano Férrer convocou um esforço concentrado dos senadores da região Nordeste junto com o Ministério da Integração Nacional e órgãos, como o DNOCS, a Codevasf, a Sudene, e com a participação efetiva do Banco do Nordeste, de os bancos oficiais, como o Banco do Brasil, além das universidades regionais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.