O governador Wellington Dias participou, na manhã desta terça-feira (25), da inauguração do primeiro sistema de videomonitoramento do Piauí. Ao todo, 26 câmeras foram instaladas na região do Parque Lagoas do Norte, interligadas a um microônibus que servirá de base móvel de acompanhamento. A Vila Jerusalém, na zona Sul da capital, também receberá um veículo de monitoramento similar, na próxima semana. A meta é apoiar a revitalização dos espaços urbanos, com a implantação de câmeras fixas, reforçando o policiamento de proximidade com as comunidades.
A proposta é integrar o projeto "Crack, é Possível Vencer", do Ministério da Justiça, com a Central de Monitoramento Eletrônico. A parceria tem como objetivo prevenir a violência e o tráfico de drogas nos bairros. O projeto deverá ser levado para as cidades de Picos e Floriano, uma vez que o objetivo é atender cidades acima de cem mil habitantes.
Wellington Dias destacou que o monitoramento irá funcionar 24 horas e com ele será possível acompanhar os usuários de drogas e acionar rapidamente os policiais da área para qualquer ocorrência. “O importante é impedir que essas regiões se tornem cracolândias", frisou Dias.
O governador acrescentou que o combate às drogas deve ser feito por toda a população e que os dados da Polícia Militar (PM) já apontam queda no índice de violência, no primeiro semestre do ano. “Além do microônibus, também serão entregues motocicletas e dois veículos, que farão rondas ostensivas, contribuindo para a redução da violência na região”, afirmou o chefe do executivo do Estado.
Segundo o secretário da Segurança, Fábio Abreu, o microônibus funcionará integrado com câmeras dispostas em postes e futuramente será ligado ao Sistema de Controle Integrado, que já foi licitado e será instalado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CfapFAP)”, explicou Abreu.
O microônibus poderá se deslocar para todos os pontos de Teresina e os policiais poderão acompanhar tudo online. A comunicação entre as viaturas da PM será feita por rádio.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.