Tido como referência no handebol nacional, o Caic Professor Balduino Barbosa de Deus conquistou pela sexta vez o título de Campeão da Copa Nordeste de handebol juvenil masculino (com idade até dezoito anos). E o triunfo foi conquistado justamente contra o time escolar do Caic (GHC) que ficou com o Vice-campeão Nordeste juvenil (até dezessete anos).
A hegemonia dos piauienses com o bicampeonato Brasileiro Escolar, o vice-campeonato mundial escolar e o hexa na Copa Nordeste, acumulando títulos desde 2008 e com o pentacampeonato seguido entre 2011 e 2015, começou em 2004 com a implantação do projeto "Bola na mão, gol cidadão".
Depois da vitória, o técnico do Caic Balduino, Giuliano Ramos, fez uma análise dos resultados obtidos com o handebol. "Temos um planejamento na área esportiva desde 2007. Estamos trabalhando arduamente com esses garotos e colhendo frutos com o handebol. O bicampeonato, o vice-campeão Mundial Escolar de Handebol veio coroar nosso trabalho. Essas conquistas nos mostram que estamos no caminho certo de cada vez mais trabalhar com essa área esportiva também visando o social e o educacional", comenta o professor de educação física da escola.
Inicialmente o projeto era destinado a retirar as crianças da violência, marginalidade e das drogas através do esporte. O projeto fundado pela Federação Piauiense de Handebol com parceria da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), do Governo do Estado e Associação Beneficente Giuliano Esporte Clube foi ganhando forma obtendo sucesso esportivo e escolar.
"A Seduc busca sempre parcerias como essa, incentivando melhores desempenhos nas escolas. Esses atletas são motivos de orgulho para o nosso Estado. São com pessoas como o professor Giuliano, que se dedica a esses meninos, que buscamos parcerias para incentivar o esporte e colher vitórias com alunos da rede estadual de educação", afirma.
O aluno Leonardo Vieira dos Santos, campeão de Handebol na modalidade juvenil até dezoito anos, afirma como sua vida mudou após ingressar no Caic. "Eu mudei depois que entrei no Caic e conhecer o Handebol. Antes andava na rua sem fazer nada e quando comecei a jogar eu mudei muito. Eu até trouxe outros amigos para praticarem o handebol", comenta o atleta feliz com o hexacampeonato.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.