A prevenção é a melhor aliada no combate ao câncer de mama. Foi com esse lema que a Secretaria de Estado da Saúde lançou nesta segunda-feira (3), na Praça Cultural do Dirceu Arcoverde I, o Programa Amigos do Peito, que visa identificar o câncer de mama precocemente. Para realizar o exame, as mulheres devem portar o encaminhamento do médico da unidade de saúde onde costumam ser atendidas.
Duas carretas estarão percorrendo o Piauí com oferta de exames de mamografia e ultrassom de mama voltado principalmente para as mulheres entre 50 e 69 anos.
“Estou muito feliz com essas ações que vêm ao encontro das necessidades da mulher. As carretas vão percorrer o interior do Piauí e beneficiar, principalmente, àquelas mulheres que vivem distante dos hospitais e centros de referências. É o serviço do Estado chegando até elas com muita qualidade e segurança”, disse Margarete Coelho.
O secretário da Saúde, Francisco Costa, informou que o câncer de mama tem uma prevalência muito grande. “Por isso, vamos fazer exame de mamografia e garantir à mulher, que detectar uma lesão, possamos garantir a consulta e o tratamento especializados, através deste Programa. Temos, em cada carreta, dois mamógrafos e um aparelho de ultrassonografia. A nossa perspectiva é que tenhamos uma média de 80 atendimentos por dia. Em Teresina, as carretas ficarão de 10 a 15 dias, dependendo da demanda”, disse.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.