Com objetivo de identificar o câncer de mama precocemente, a Secretaria de Estado da Saúde vai colocar na estrada duas carretas que vão percorrer o Piauí com oferta de exames de mamografia e ultrassom de mama. A largada inicial vai acontecer na próxima segunda-feira (3), no conjunto Dirceu Arcoverde, em Teresina, com o lançamento do Programa Amigos do Peito - A prevenção é a melhor aliada no combate ao câncer de mama.
Voltado prioritariamente às mulheres entre 50 a 69 anos de idade, o Programa Amigos do peito visa atender aproximadamente 20 mil mulheres a mais, por ano, em todo o Estado. Por dia, as duas carretas têm a capacidade de realizar até 80 procedimentos de mamografia. As carretas são equipadas com dois equipamentos de mamógrafo e um de ultrassom, em cada veículo, que ofertarão os serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Levar essa oportunidade às mulheres, principalmente nos locais de difícil acesso ao equipamento de mamografia, para prevenir e detectar o câncer de mama, é o nosso objetivo”, afirma o secretário de Saúde, Francisco Costa.
Em 2014, o Piauí registrou 152 óbitos por neoplasia maligna e a estimativa é que 520 novos casos sejam registrados nos anos 2014/2015 no Piauí. A mulher atendida pelo Programa e que apresentem imagens sugestivas de câncer de cama, após a realização da mamografia, será encaminhada para serviço previamente pactuado, para realização de exames diagnósticos, como consulta com especialista, biópsia e anatomopatológico.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.