José Arimatéia Dantas Lopes é o novo reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Em eleição realizada durante toda a quarta-feira (26), Arimateia (e Nadir do Nascimento Nogueira, sua vice) foi eleito para o quadriênio 2013-2016 com 58,65% dos votos. A apuração aconteceu no Cine Teatro do Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina.
Na corrida pelo cargo de reitor da UFPI, José Arimatéia deixou para trás Edwar de Alencar Castelo Branco e Luiz Ayrton Santos Júnior (Chapa 1), que tiveram 36,95% dos votos, e Kilpatrik Muller Bernardo Campelo e Paulo Marques da Silva Cavalcanti (Chapa 2), que conseguiram 1,50% dos votos. Brancos e nulos somaram 2,90%.
José Arimatéia conseguiu a maioria dos votos entre os professores (58,3%) e entre os técnicos administrativos (72,2%), mas acabou sendo superado entre os alunos (46,6%) por Edwar Castelo Branco (48,4%).
Apoiado pelo atual reitor da UFPI, Luiz de Sousa Santos Júnior, José Arimatéia deu indícios de que venceria a eleição logo no início da apuração, quando chegou a ter cerca de 90% dos votos. Ao longo da apuração, sua vantagem em relação aos adversários foi diminuindo, mas nada que pudesse colocar em risco a sua vitória.
Aos 59 anos, José Arimatéia possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutorado em Química também pela Unicamp e ocupa o cargo de pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UFPI.
A votação teve início às 8h e se estendeu até as 22h. Professores, técnicos administrativos e alunos regularmente matriculados tiveram direito a voto. Um total de 40.318 pessoas estavam aptas a votar, sendo 37.749 estudantes, 1.089 servidores técnico-administrativos e 1.480 professores. Entretanto, apenas 10.862 eleitores compareceram às urnas.
José Arimatéia substitui Luiz de Sousa Santos Júnior, que exerce o cargo de reitor da UFPI desde 2004.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.