Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Notícias /

Economia

21/07/2015 - 10h49

Compartilhe

21/07/2015 - 10h49

Sistema de irrigação incrementa produção em hortas e campos agrícolas de Teresina

O sol quente da capital costuma castigar os canteiros, principalmente nos últimos meses do ano.

 Acesse Piauí

Prefeitura de Teresina instala sistemas de irrigação nas hortas (Foto: Renato Bezerra)

 Prefeitura de Teresina instala sistemas de irrigação nas hortas (Foto: Renato Bezerra)

Seu Cícero Basílio, ao longo dos seus 53 anos, dedica os últimos 13 ao cultivo de cebolinha, coentro e alface na horta do Parque Ideal, localizada na zona Sudeste de Teresina. O sol quente da capital costuma castigar os canteiros, principalmente nos últimos meses do ano. Mas, desde que a Prefeitura instalou o sistema de irrigação na horta, o sol deixou de afetar negativamente a produção e as condições de trabalho são bem melhores.

 

Agora, a terra fica úmida o dia todo. "Nós ligamos a irrigação sempre na parte da manhã de um lado e na parte da tarde levamos para o outro lado da horta. Assim, com a terra sempre molhada, não tem perda na produção", explica seu Francisco Soares de Vasconcelos, o seu Chiquinho. A novidade vem animando os produtores.

 

A Prefeitura de Teresina já instalou sistemas de irrigação nas hortas da Tabuleta, Parque Ideal, Vila São Francisco Norte e do Buenos Aires. O investimento faz parte do Programa de Revitalização de todas as 45 hortas e dos 12 campos agrícolas do município. Ao todo, serão aplicados R$ 4 milhões, recursos oriundos de convênios com o Ministério do Desenvolvimento Social e com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

 

“Nosso objetivo é proporcionar melhores condições de trabalho e produtividade aos horticultores, que geram sua renda a partir da comercialização do que cultivam”, afirma o superintendente de Desenvolvimento Rural (SDR), Paulo Lopes.

 

Ele explica que, com a implantação dos sistemas de irrigação, os horticultores terão melhores condições de trabalho e podem aumentar ainda mais a qualidade dos produtos. “Eles deixarão de usar os regadores para fazer a irrigação de forma manual e terão mais tempo para cuidar da produção propriamente dita”, explica o gestor.

Acesse Piauí

Comentários