O baixo nível do Açude Ingazeiras, localizado na cidade de Paulistana, na região Sudeste do Piauí, foi o tema de uma reunião na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). De acordo com informações do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), órgão que gerencia a barragem, o nível da água vem baixando nos últimos meses.
O secretário Ziza Carvalho recebeu informações da deputada estadual Liziê Coelho de que o baixo nível do açude já está prejudicando centenas de famílias daquela região. Segundo ela, as reclamações são inúmeras e dão conta de que a construção da Ferrovia Transnordestina vem utilizando, sem controle, a água do açude. Também participaram da reunião o coordenador do Dnocs no Piauí, Djalma Policarpo e os diretores de Energia Renováveis da Secretaria de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, José Wellington Dias e da Defesa Civil, Vitorino Tavares.
O secretário Ziza Carvalho determinou que uma equipe de fiscalização fosse designada para a cidade de Paulistana, com o objetivo de realizar um estudo minucioso sobre a atual situação do açude Ingazeira. “Estaremos realizando um levantamento para saber o que vem ocasionando o baixo nível do açude. Só após essa fiscalização saberemos de quem é a responsabilidade e quem está utilizando a água da barragem de maneira irregular. A partir daí, saberemos quais as providências a serem tomadas”, disse o secretário Ziza carvalho.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.