Em parceria com o gabinete da senadora Regina Sousa, a Cooperativa de Produtores de Cajuína do Piauí ( Cajuespi) vai realizar nos dias 6 e 7 de agosto, em Teresina, uma oficina de aproveitamento integral do caju. Vão participar 25 pessoas que trabalham na agricultura familiar que irão aprender técnicas de comercialização, culinária e de armazenamento do fruto típico da região nordeste.
Lenildo Lima informa que prepara 400 receitas à base do caju, incluindo produtos industrializados, bebidas e culinária. “ Podemos substituir a carne pelo caju que é uma fonte rica de vitaminas.” Cre-mes, lasanha, pizzas, estrogonofe são alguns dos pratos preparados com caju. “Se trabalhássemos mais com o caju, diminuiria a fome no Nordeste. O caju é a base forte da agricultura familiar.” No Piauí, os maiores produtores são os municípios de Pio IX e Santo Antonio de Lisboa. Este ano a previsão é que a safra seja maior do que 2014 devido ao período chuvoso que foi mais longo.
Nos dois dias de oficina, o presidente da Cooperativa vai ensinar como preparar produtos industria-lizados ( doces, geleias, rapaduras, caju cristalizado, caju-ameixa, bala do amor e mel). No segundo dia, os produtores familiares vão aprender a preparar comidas, como tirar a carne do caju e a conservar o produto por até um ano em freezer.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.