Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Notícias /

Cidades

09/07/2015 - 15h41

Compartilhe

09/07/2015 - 15h41

Agespisa mantém coleta de óleo de cozinha usado

Atualmente, 450 estabelecimentos estão cadastrados na empresa e fornecem óleo de cozinha usado.

 Acesse Piauí

Sede da Agespisa em Teresina (Foto: Rogério Holanda)

 Sede da Agespisa em Teresina (Foto: Rogério Holanda)

A Agespisa já recolheu cerca de 450 mil litros de óleo de cozinha por meio da campanha Não Jogue Óleo no Ralo, iniciativa que tem como principal objetivo contribuir para a despoluição do meio ambiente e evitar danos à rede de esgoto.



Atualmente, 450 estabelecimentos estão cadastrados na empresa e fornecem óleo de cozinha usado. São hotéis, restaurantes, lanchonetes e hospitais, além de centenas de clientes domésticos, que fazem a entrega do produto nos postos de atendimento da Agespisa. Cada litro de óleo usado doado garante descontos de R$ 0,30 na conta de água de quem colabora.



Por mês, a Agespisa coleta uma média de 6,5 mil litros de óleo, o que equivale a 350 litros diariamente que deixam de ser jogados indevidamente na rede coletora e, por sua vez, no meio ambiente.

 

“Acho muito positivo e válido porque é uma forma de evitar que esse óleo vá para os rios. Na minha casa eu também tenho cuidado de não jogar no ralo, pois se todo mundo fizesse sua parte as coisas estariam diferentes”, opina Josiane Silva. Ela é secretária de um dos restaurantes da praça de alimentação do Aeroporto de Teresina Senador Petrônio Portella, um dos locais onde a Agespisa faz coleta.

 

A coleta do óleo de cozinha usado é uma das principais ações de preservação do meio ambiente desenvolvidas pela Agespisa. Pesquisas mostram que um litro de óleo contamina um milhão de litros de água.



“Quando o óleo é jogado nos lixões, muitas vezes acaba enterrado com os demais resíduos e pode contaminar o lençol freático”, afirma Francisco José da Silva, coordenador do programa. Outra preocupação da Agespisa é com o sistema de esgoto. “Esse óleo pode provocar o entupimento da rede coletora e dificultar o processo de tratamento”, finaliza.

 

O óleo coletado pela Agespisa é repassado para empresas que trabalham com reciclagem no ramo de fabricação de detergentes, sabão, cerâmica e ração animal.

 

Relação das 10 empresas que mais doam óleo para o Programa Não Jogue Óleo no Ralo, da Agespisa.

Acesse Piauí

Comentários