O governador Wellington Dias participou da abertura do Seminário “Federalismo, Desenvolvimento e Planejamento Regional”, na noite dessa terça-feira (30), no Cineteatro da Assembleia. O evento segue até a quinta-feira (02) e é uma realização do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Planejamento, em parceria com o Banco do Nordeste e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que tem como objetivo de debater as capacidades governativas dos Estados no processo de planejamento, focando as desigualdades regionais.
A abertura contou com a presença de autoridades e técnicos da área de planejamento do Estado, das diversas secretarias e órgãos que conferiram a apresentação “A Nova Política de Desenvolvimento Regional”, ministrada pelo coordenador geral de Planos Regionais e Territoriais da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, João Mendes da Rocha Neto.
Para o coordenador, a política de federalismo e do desenvolvimento regional deve levar em consideração uma potencialidade do Brasil que é a diversidade do país. Por isso, segundo ele, é preciso pensar como utilizar mais de uma política de forma arrojada e aberta para receber novas demandas. “A desigualdade social é a expressão da trajetória que o nosso país fez nesses mais de 500 anos. Uma só política não vai resolver. Temos que pensar políticas subsequentes. Sensibilizar atores, governos estaduais para agendas estratégicas, fortalecer os municípios e promover o desenvolvimento. Isso tudo precisa ser pensado de forma estratégica visando a potencialização de ganhos nas políticas federais, a otimização e racionalização da aplicação de recursos, dentre outros", revela João Mendes.
De acordo com o secretário Estadual de Planejamento, Antonio Neto, “O Seminário é uma oportunidade de qualificar a gestão publica, de planejar melhor as ações do plano plurianual 2015-2019 e fazer a inserção na agenda 2022, detalhando as políticas de desenvolvimento mais adequadas para que o Estado possa estimular, cada vez mais, a atração de investimentos e a melhoria da qualidade de vida dos piauienses".
Na oportunidade, o governador Wellington Dias enfatizou a importância do evento e disse que há um longo caminho a percorrer no repensar do território, das questões regionais, e sua importância está em criar um ambiente de discussão que levará, com certeza, à construção de políticas públicas que levem ao bem-estar econômico e social.
O seminário possibilita discutir essas políticas com palestrantes de renome no cenário nacional, com larga competência na área de planejamento de políticas públicas, a exemplo da Tania Bacelar de Araújo, que é uma das mais experientes do Nordeste na área de consultoria econômica e planejamento; Carlos Antônio Brandão, professor adjunto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ, que versará sobre “Desenvolvimento, Território e Pactuação Multi-Escalar”; Constantino Cronemberger Mendes, coordenador de Estudos Federativos do Ipea, com a palestra sobre “Federalismo Fiscal Brasileiro” e Antonio Carlos Galvão, diretor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), com o tema “Política Regional, Adensamento da Economia e Inovação”.
Já está prevista para o segundo semestre deste ano a realização de uma segunda edição do evento, que discutirá o Federalismo e as Políticas Públicas.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.