Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Notícias /

Cidades

30/06/2015 - 09h56

Compartilhe

30/06/2015 - 09h56

Famílias denunciam alteração em projeto de urbanização da Vila da Paz

Mudança não foi comunicada à população, que sofre com as obras paralisadas.

 Rodrigo Antunes

Moradores da Vila da Paz em audiência

 Moradores da Vila da Paz em audiência

A Câmara Municipal de Teresina realizou na tarde da última segunda-feira audiência pública Itinerante para discutir as intervenções urbanas na região da Vila da Paz zona sul de Teresina. 

Iniciado em 2013, o projeto Visa melhorar as condições urbanas e de saneamento da região e irá atingir, além da Vila da Paz, as vilas Costa Rica, Jerusalém e Três andares.

De acordo com o projeto, na 1ª Etapa, serão realizadas as intervenções no grotão criando um canal aberto, pavimentando vias e reestruturando o sistema viário, além de executar a regularização fundiária. O investimento previsto é em torno de 19 milhões de reais e, de acordo com o secretário Municipal de planejamento, Washington Bonfim, 624 famílias serão atingidas diretamente pelas intervenções.

Lideranças comunitárias denunciam que a Prefeitura tem feito alterações no projeto sem consultar os moradores. Para a líder e Comunitária Sofia Sirila há uma situação de descaso por parte da Prefeitura. "A população se sente enganada com a mudança no projeto original. Nós não fomos consultados sobre as alterações e essa situação tem causado um desconforto muito grande para as famílias", completa.

Para o vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), proponente da Audiência, o objetivo "é  abrir esse diálogo para que, numa intervenção desta, se tenha o menor impacto na vida das famílias. Estamos aqui para intermediar o diálogo entre moradores e poder público", afirma.

Ainda, de acordo com o parlamentar, estão havendo dificuldades na negociação com as famílias. "Das 624 famílias atingidas apenas 156 foram contempladas. O restante não se sente contemplado de alguma maneira. Então, nós temos que buscar um meio termo para resolver estas pendências. A Prefeitura tem que estar aberta à esse diálogo. Muitas dessas intervenções tem prejudicado a vida de moradores e esse não é o objetivo do projeto", defende.

Entre os encaminhamentos da Audiência foram definidos a criação de uma comissão composta por vereadores e moradores para discutir as pendências junto ao Poder Público. Também foi proposto pelo vereador Dudu (PT) a realização das intervenções e a manutenção das moradias das famílias que não se sentirem contempladas nas negociações. 

 

Rodrigo Antunes

Comentários