Os presidentes do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho, e da Seccional Piauí, Willian Guimarães, reuniram-se em Brasília, nesta segunda-feira (15), com o Ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justica (CNJ). Estiveram presentes os conselheiros federais Norberto Campelo, Mário Roberto Araújo e Sigifroi Moreno e a diretora financeira da OAB-PI, Geórgia Nunes.
Durante a reunião, o presidente Willian Guimarães relatou as dificuldades estruturais existentes no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Piauí, ao tempo em que solicitou a contribuição material e de pessoal do CNJ para a implantação do processo eletrônico no âmbito da Justiça do Piauí, em especial na capital e nas cidades que já possuem melhor acesso à internet.
“O Piauí necessita de apoio do CNJ, órgão de administração do Poder Judiciário nacional, para que possamos deixar as últimas posições nas estatísticas de produtividade. Por trás desses números existem pessoas que batem às portas da Justiça e não têm obtido a resposta em tempo razoável, com evidente prejuízo à efetivação dos direitos e garantias fundamentais em nosso Estado”, assegurou Guimarães.
O presidente Marcus Vinícius Furtado registrou que “a Justiça do Piauí necessita avançar a passos largos na implantação do processo eletrônico, o que implicará em celeridade processual e redução de gastos com pessoal, pois os feitos estarão sempre à disposição dos advogados, magistrados, membros do Ministério Público e defensores públicos, possibilitando a atuação de servidores nas áreas fim da justiça, elevando a produtividade de cada uma das unidades judiciárias”.
O Ministro Ricardo Lewandowski recebeu o pleito e se comprometeu a adotar medidas para a solução dos problemas apresentados, já despachando o expediente aos setores competentes do CNJ.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.