A Prefeitura de Teresina multou 32 pessoas este ano por descumprirem a Lei do Lixo Zero na região do centro. A informação é do gerente de fiscalização da SDU Centro-Norte, Enéas Costa. "São casos onde as pessoas insistiram em sujar a cidade. Estamos com uma equipe contínua nas ruas responsável por fiscalizar o cumprimento da Lei, que é composta por um fiscal de postura da Sdu centro-Norte, um fiscal do meio ambiente, um agente da Strans e dois policiais militares", informa.
O gerente esclarece também que a lei do lixo zero está em vigor desde fevereiro do ano passado. "A multa é de R$ 100 para quem for flagrado jogando papéis, latas ou qualquer outro tipo de lixo e o valor da multa pode dobrar em caso de reincidência", continua.
Em 2014 a prefeitura multou 130 pessoas. "Mais do que multar é importante criar na população esta consciência a respeito da importância de não se jogar lixo nas ruas, pois isso pode acarretar em problemas maiores para a cidade como o entupimento das galerias e bocas de lobo, o que pode contribuir para o alagamento em dias de chuvas, ou mesmo para a proliferação de doenças como a dengue, diz Enéas Costa.
De acordo com com a prefeitura, há casos onde as pessoas se recusam a mostrar seus documentos para os fiscais. "Nesse casos somos obrigados a solicitar a ação policial, mês estes casos são minoria. Na maior parte dos casos a pessoa que jogou o lixo no chão volta e recolhe o lixo após ser abordada pela nossa equipe. Nesses casos a multa não é aplicada porque entendemos que o cidadão foi conscientizado", finaliza Enéas Costa..
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.