O livro “Novo Enem - linguagens, códigos e suas tecnologias”, de autoria do professor Luiz Romero será apresentado durante o Salão do Livro do Piauí (Salipi). O evento acontecerá na Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Campus Ministro Petrônio Portela, entre os dias 5 e 14 de junho.
A obra, que já está em sua 4ª edição, é o único livro do Brasil que contempla as novas competências de português cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A reunião do conteúdo é o resultado das experiências em sala de aula observadas pelo professor Luiz Romero.
Nos últimos 15 anos, o Enem assumiu o papel de principal meio de ingresso às universidades públicas e também particulares. A prática da docência habilita o professor Luiz Romero a apontar, através o livro Novo Enem, caminhos práticos para estudantes e professores que enfrentam o desafio de assimilar o intenso volume de conteúdo exigido no certame. Com o livro, o estudante poderá treinar as habilidades em língua portuguesa, língua estrangeira, história da arte, cultura africana e indígena, literatura, educação física (linguagem corporal) e redação.
“Nos últimos 15 anos eu acompanhei a preparação de alunos para o Enem e observei que os vestibulandos ficam imersos em conteúdo muito amplo para ser estudado e compreendido. Por isto, condensei todas as competências exigidas no exame em teoria e prática. O livro é um instrumento valioso para alunos e também para professores, que com a proximidade da aplicação das provas precisam montar aulas eficientes e otimizar o tempo para que o conteúdo seja repassado com excelência aos estudantes”, avalia.
O livro “Novo Enem” traz orientações quanto aos eixos cognitivos comuns a todas as áreas de conhecimento exigidas no Enem. O domínio de linguagem, compreensão de fenômenos, argumentação e elaboração de propostas são colocados para o leitor através de exercícios. A obra estará disponível para venda nos estandes das editoras que participam desta edição do Salão do Livro do Piauí.
“A edição do Enem deste ano virá com novas formatações, o que exige um reforço na revisão do conteúdo. Para o próximo ano já teremos a vigência da reforma ortográfica. São mudanças que alteram a rotina de preparação dos alunos e também dos professores. Tendo em vista que a aprovação só poderá ser conquistada com estudo e planejamento”, encerra.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.