Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 11 de janeiro de 2025
Notícias /

Cultura

02/06/2015 - 16h22

Compartilhe

02/06/2015 - 16h22

Isis Baião ministra oficina de texto teatral na Oficina da Palavra em Teresina

 Acesse Piauí

Jornalista, roteirista e dramaturga Isis Baião

 Jornalista, roteirista e dramaturga Isis Baião

Isis Baião é jornalista, roteirista e dramaturga. Nasceu em Belo Horizonte-MG, criou-se em Teresina-PI e radicou-se no Rio de Janeiro, onde se formou em jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC/RJ), em 1970. Estreou como dramaturga no teatro carioca em 1978, com Instituto Naque de Quedas e Rolamentos. De então para cá, seguiram-se montagens de trabalhos diversos, no Rio e em outros estados.

 

Atualmente, com uma vasta obra teatral, tem publicados três livros de peças, sendo um deles o primeiro volume de uma coleção intitulada Teatro (in) Completo de Isis Baião. Mas, entre os trabalhos editados, o mais recente é a biografia Mara Rúbia, a Loura Infernal (Ed. Aeroplano/RJ), em parceria com Therezinha Marçal, já lançado em Teresina, na Livraria Anchieta.

 

Em 1997, ela foi um dos sete dramaturgos no mundo agraciados pelo  Onassis International Cultural Competitions - Theatrical Plays, em Athenas- Grécia, com a peça Casa de Penhores, que concorreu numa tradução para o francês, intitulada Mont-de-Piété. Do concurso participaram 1.470 autores de 76 países.

 

Sua dramaturgia tem sido objeto de estudos acadêmicos, sobretudo nos Estados Unidos, na Universidade da Carolina do Norte, onde o Prof. Fred Clark (PhD em Literatura Brasileira e estudioso da dramaturgia de Isis Baião) publicou Isis Baião’s Essas Mulheres: from the Social to the Feminine. Um outro estudo na mesma universidade, foi feito como dissertação de mestrado, por Jana M. Friesen, intitulado The Development of a Feminist Perspective in the Plays of Isis Baião. No Brasil, em 2006, surgiu um importante trabalho sobre o teatro criado por mulheres, de autoria da crítica teatral Ana Lúcia Vieira de Andrade, sob o título:  “Margem e Centro – A dramaturgia de Leilah Assunção, Maria Adelaide Amaral e Isis Baião” (Ed. Perspectiva/Uni-Rio/Capes/RJ). Ana Lúcia define o estilo de Isis Baião ao afirmar: “O que ela não parece disposta a fazer é abdicar de um espírito satírico mordaz, cortante e nada conciliatório em prol de sensibilidades mais conservadoras. Portanto, seus temas e a forma mediante a qual os desenvolve são o resultado de uma maneira de compreender o teatro como um meio de conscientizar, de ‘sacudir’ a plateia, para que esta possa se dar conta de um tipo de horror banalizado pela vida cotidiana.”

 

A experiência e os conhecimentos adquiridos em seus quase 37 anos de dramaturgia, Isis Baião tem socializado nas oficinas que orienta, de tempos em tempos, em pontos diversos deste país.

 

Ela estará orientando sua Oficina do Texto Teatral, em Teresina, na Oficina da Palavra, no Centro da cidade.

 

Duração: 2 meses (maio/junho)

 

Mínimo de participantes: 8

Máximo de participantes: 20

 

Local: OFICINA DA PALAVRA – Rua Benjamin Constant, 1400 (entre as ruas 7 de setembro e David Caldas) – Centro – Fones: (86) 3223-4441 / 9437-4556(Claro) /  8858-2328(Oi)

 

Acesse Piauí

Comentários