As obras da adutora que levará água da barragem Poço de Marruá, no município de Patos do Piauí, para abastecer a cidade de Jaicós-PI, foi tema principal de um encontro entre o deputado estadual Georgiano Neto (PSD), senador Elmano Férrer e o vice-prefeito de Jaicós, Nenem de Edite, ocorrido em Teresina na noite desta sexta-feira (29). A obra foi anunciada pelo Governo do Estado em 2012 e nunca saiu do papel.
“Uma das prioridades do nosso mandato é minimizar o sofrimento da população do semiárido piauiense em decorrência da falta de água. A conclusão de obras já anunciadas, como é o caso da adutora Poço do Marruá é uma solução e precisamos unir forças para que esses projetos sejam executados o quanto antes”, disse Georgiano Neto.
O senador Elmano Férrer afirmou durante o encontro que conhece o problema da falta de água em Jaicós e região há meio século. “Desde que cheguei aqui no Piauí, há 49 anos, que aquele povo sofre por falta de água e nunca fizeram nada para solucionar isso. Precisamos lutar por isso, vamos fazer um trabalho em conjunto para as obras dessa adutora serem executas”, declarou.
Para o vice-prefeito de Jaicós-PI, Nenem de Edite, somente a adutora Poço de Marruá resolveria o problema da escassez de água no município. “Esse ano choveu muito na região, mas a água acumulada nos reservatórios talvez não dê até setembro. A população já prevê mais um ano de sofrimento e cobra das autoridades medidas definitivas”, alertou o gestor.
Outro tema abordado na reunião foi o programa Luz para Todos, que segundo moradores, não avançou muito em Jaicós. O vice-prefeito acredita que até agora foi executado apenas 50% do previsto, deixando muita gente à margem do benefício.
Ficou acertada a formação de uma comissão composta pelo senador Elmano Férrer, deputado federal Júlio César (PSD/PI) e o deputado estadual Georgiano Neto (PSD), que com o apoio do governador Wellington Dias (PT), vão a Brasília em busca de informações sobre essas obras e cobrar agilidade.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.