O 13º Salão do Livro do Piauí (SALIPI) será sede de um lançamento coletivo promovido pela Editora da Universidade Federal do Piauí - EDUFPI. Entre os dias 05 e 14 de junho, 21 livros que abordam diferentes questões relacionadas às diversas áreas do conhecimento serão apresentados durante todo o evento.
Gratuito e aberto ao público, o SALIPI será realizado no Espaço Rosa dos Ventos na Universidade Federal do Piauí. A maior feira de livros e exposições culturais do Estado oferece uma diversidade de palestras, seminários e bate-papos literários em prol da inclusão da comunidade teresinense na Universidade.
Para o professor Ricardo Alaggio, Diretor da EDUFPI, o Salipi é o evento mais importante da difusão do livro no Piauí. "O Salipi é um grande momento para a divulgação das obras da EDUFPI, porque além de ser um período em que há um maior número de vendas e maior contato com o público é, também, um o momento em que, todo os anos, reservamos para fazer os lançamentos de obras importantes não só para o público acadêmico, mas para toda a comunidade intelectual do Piauí", explica.
Ricardo Allagio explica, ainda, que 90% dos livros publicados pela editora são voltados para temática sobre o Piauí. "A maioria dos nossos autores publicam livros que visam a realidade piauiense e esse é um grande momento para divulgação dessas obras que falam dessa realidade. O que a gente nota ao longo das edições do Salipi, é que o público tem uma demanda por obras de temáticas piauienses. Atualmente, 90% das obras que publicamos saem de produções de professores dos cursos de mestrados e doutorados da UFPI", informa.
Segundo informações divulgadas pela organização do Salipi, o evento deste ano prestará uma homenagem póstuma ao poeta Hardi Filho (1934-2015), que veio para o Piauí ainda jovem e fundou raízes familiares. O poeta iniciou sua carreira com a obra "Cinzas e Orvalhos" (1964), com uma linguagem meridianamente simbólica e clássica o autor percorreu até o modernismo. Sua maior luta era para que a paixão pela arte fosse transmitida cada vez mais forte às novas gerações. Hardi Filho foi ainda membro da Academia Piauiense de Letras e jornalista profissional.
Conheça, abaixo, a mostra de obras a serem lançados no SALIPI:
1 - Estudos de História do Piauí
Odilon Nunes
2- Guia Ilustrado de Anfíbios e Répteis de Picos-Piauí
Ronildo Alves Benício e Mariluce Gonçalves Fonseca (organizadores)
3- Biologia Molecular
Sérgio Emílio dos Santos Valente (organizador)
4 - Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento no Tópico Ecotonal do Nordeste.
Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente - José de Ribamar de Sousa Rocha, Roseli Farias Melo de Barros e José Luís Lopes Araújo (Organizadores).
5- Desenho para moda: corpo humano, roupas e acessórios.
José de Ribamar Santos Costa Junior.
6- História & Literatura
João Kennedy
7- Dewey e Rorty
Edna Nascimento
8- Literatura Piauiense
Francisco Miguel de Moura
9- Balaios e Bem-te-vis
Claudete Maria Miranda Dias
10- A Construção de um Santo Popular: Caso Motorista Gregório
Iure Parente Aragão
11- Guia de Normatização para apresentação de trabalhos acadêmicos-científico-profissionais
Maria Vilani Soares
12- Do social ao cultural: Histórias
Mairton Celestino
13- Escravidão Negra no Piauí e Temas conexos
João Kennedy
14- Autonomia e Controle das Agências Reguladoras
Monique Menezes
15- PT Piauí 1980-2006: Trajetória e Mudança na Estrutura Organizacional
Cláudio Vasconcelos
16- Temas de Direito
Nelson Juliano Matos e Adriana Siqueira
17- Homossexualidades e Ciências
Solimar Lima e Francisco Júnior
18- Jornada de João Velho do Valle
João Renôr
19- Atores Partidarios e Entrada Estratégica em competição eleitoral de múltiplas arenas
Valter Rodrigues de Carvalho
20- Formação Docente e Prática Educativa: percursos e pesquisas
José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho
21- Em busca da geração perdida
Vanessa Negreiros
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.